Cuidados importantes com o sistema de arrefecimento do seu carro
30 de abril de 2019
Saiba como mudar a marcha dos novos veículos
Saiba como mudar a marcha dos novos veículos
22 de maio de 2019
5 dicas para economizar combustível

5 dicas para economizar combustível

É sabido que os combustíveis fósseis vão acabar, embora não se saiba ainda quando. Mesmo assim, ele é o mais utilizado no Brasil e no resto do mundo, e devido às políticas internacionais os preços variam bastante e muitas vezes ficam elevados.

Por isso, é importante pensar em estratégias que garantam um consumo menor, seja dos combustíveis fósseis ou de alternativas renováveis como o etanol, o biodiesel e até os híbridos. Mas como fazer com que o seu veículo gaste menos?

Mudar a maneira de dirigir pode gerar uma economia real de combustível. Veja algumas dicas para melhorar sua direção e ter mais cuidados com o seu veículo para consumir menos gasolina, etanol ou diesel.

Manutenção preventiva

É muito importante que tudo funcione adequadamente para garantir que o seu carro esteja dentro do padrão de consumo projetado pelo fabricante. Itens como as velas, os filtros de combustível, de ar e do óleo de motor, o alinhamento dos pneus, o óleo do motor trocado no prazo certo, entre outros, podem melhorar o desempenho do veículo e reduzir o consumo.

Calibragem de pneus

É algo muito simples, mas frequentemente esquecido. Verificar a calibragem dos pneus é importante para evitar que os pneus murchos exijam uma potência maior do motor, interferindo diretamente no consumo de combustível.

A recomendação para isso é semanal ou quinzenal, quando os pneus ainda estiverem frios. Uma dica é calibrar pelo menos a cada duas idas ao posto de combustível. Veja os valores indicados pela montadora no Manual do Proprietário, na parte interna da tampa do tanque ou na coluna da porta do motorista. Se você colocar mais do que o necessário, poderá gerar um desgaste prematuro na parte interna do pneu.

A indicação de calibragem muda de acordo com o modelo e a posição dos pneus (se estão na parte dianteira ou traseira), além da quantidade de passageiros e malas.

Acelere menos

Os atuais veículos são desenvolvidos para oferecer respostas rápidas à aceleração, principalmente no momento da arrancada. Por isso não é necessário pisar fundo no acelerador, na verdade é preciso tomar cuidado. Afinal, se você acelera demais, principalmente nas grandes cidades, consequentemente vai precisar frear mais.

Se de longe você verificar que o semáforo está fechado, por exemplo, ao invés de pisar no freio, comece a usar a inércia do veículo. Sem pisar no acelerador, o carro irá diminuir a velocidade, podendo dar tempo do sinal abrir e você não precisar dar outra arrancada. Porém, isto só é possível em vias com tráfego menos intenso. Diminuições bruscas de velocidade também podem causar acidentes.

Use aditivo para combustível

Os aditivos para combustível ajudam a cuidar do seu motor, principalmente nos casos em que ele apresenta falhas na aceleração ou no momento de uma ultrapassagem - quando você mais precisa do desempenho do veículo – restaurando-o como se ele estivesse novo.

Por isso, fique atento ao desempenho e eventuais falhas do motor e escolha o aditivo mais adequado de acordo com o combustível utilizado.

Cuidado com a pressa

Uma das maneiras de evitar pisar muito no acelerador é você eliminar a pressa. Ou seja, se você tem compromisso a um determinado horário, procure sempre sair com antecedência ou marcar seus horários fora do pico – quando possível.

Quando você está com pressa, além de dirigir acelerado, você acabará fazendo mais arranques e ultrapassagens, consequentemente maior quantidade de frenagens, aumentando o consumo de combustível e se expondo a perigos no trânsito.

Encontre os produtos que você busca na Loja Promax Bardahl e veja mais dicas em nosso blog!

5 dicas para economizar combustível