Dicas para cuidar do seu carro tunado
28 de agosto de 2019
Guia sobre lubrificação de motores
11 de setembro de 2019

Aumente a sua segurança ao dirigir em dias chuvosos

As chuvas exigem uma atenção especial do motorista com o seu caminho e também com seu veículo.

Além de perder visibilidade e estar sujeito a aquaplanagem (excesso de água entre pneu e o asfalto, reduzindo a dirigibilidade), o motorista precisa estar bem preparado para enfrentar chuvas intensas ou trechos com pequenas inundações.

Listamos alguns cuidados que você precisa ter com seu carro para garantir maior segurança e melhor dirigibilidade.

Limpador de para-brisa

Para garantir a melhor visibilidade, favorecendo uma direção mais segura, o seu limpador de para-brisa deve estar funcionando adequadamente. Se a borracha estiver ressecada, haverá riscos e também produzirá som pelo atrito com o vidro e sua visibilidade ficará prejudicada.

O Cristalizador de Para-brisa da Promax Bardahl cria uma película sobre o vidro, facilitando o deslizar da palheta, aumentando sua vida útil em até 50%, além de melhorar a visibilidade em condições meteorológicas adversas.

Luminosidade

Dias chuvosos ou nublados já são naturalmente mais escuros. Isso faz com que os motoristas precisem acender os faróis e as lanternas, seja para melhorar a própria visibilidade quanto para alertar outros veículos sobre a sua posição.

Antes mesmo de sair com o carro, verifique se os faróis e as lanternas estão funcionando adequadamente. Além de ser importante para a sua segurança, o não funcionamento desses itens pode resultar em penalizações, como multas e a perda de até 4 pontos na carteira.

Aproveite também para verificar as luzes de sinalização, como as setas de direção e o pisca-alerta.

Pneus

A água na pista diminui o atrito entre os pneus e o asfalto. O acúmulo pode provocar aquaplanagem, fazendo com que o motorista perca o controle do veículo, gerando acidentes. Por isso, verifique as ranhuras do pneu. Se ele estiver "careca", está mais do que na hora de substituí-lo.

Em caso de aquaplanagem, a regra principal é não acelerar ou pisar no freio. Mantenha o sentido da direção, buscando o maior controle possível.

Circulação de ar

Ao ficar com as janelas do veículo fechadas, opte por usar o sistema de ventilação – com ou sem ar condicionado. Por isso, faça a manutenção das entradas de ar e de todo o sistema de ventilação.

Uma boa maneira de evitar o embaçamento dos vidros é usar o Limpa Vidros da Promax Bardahl. Além da limpeza, melhora a visibilidade e evita que o vidro fique embaçado nessas situações.

Veja mais dicas no blog da Promax Bardahl e adquira nossos produtos em nossa loja online.

Aditivos e óleos de mtoro