Entenda a importância dos filtros nos veículos

Novo Power Racing
Power Racing, desenvolvido para motores de alta performance
22 de dezembro de 2020
PROMAX DIESEL PREMIUM CK-4
Promax lança óleo lubrificante premium para motores a diesel
14 de janeiro de 2021

Seja de combustível, ar, óleo ou ar-condicionado, é fundamental se manter atento aos cuidados, manutenção e períodos para troca de filtros

Troca de Filtros

Filtros servem para reter impurezas. Vale para a água consumida nas casas. Vale para o combustível, óleo e até o ar que entra no motor dos veículos. Seja para o nosso corpo ou para o nosso carro, o objetivo é manter o bom funcionamento da ‘máquina’. Por isso, é importante sempre estar atento aos cuidados, à manutenção e aos períodos para troca de filtros.

Filtro de Combustível

É responsável por reter as impurezas presentes no combustível (ferrugem, água, poeira, entre outros) para que não cheguem aos bicos injetores do motor. Essas impurezas são originadas no armazenamento inicial, nos veículos de transferência e tanques dos postos de abastecimento, chegando aos tanques de combustível dos veículos.

Um filtro de combustível saturado ou danificado poderá provocar falhas e afetar o rendimento do motor, além de comprometer todo o sistema de alimentação e injeção.

Leia também:

👉 Entenda a diferença entre o aditivo vendido em frasco e a gasolina aditivada
👉
O aditivo mais poderoso do mercado
👉 5 dicas que ajudam a reduzir a emissão de poluentes

Filtro de ar

Sua função é evitar que partículas de impurezas sejam aspiradas pelo motor cheguem à câmara de combustão. Isso evita o desgaste em componentes como pistões, anéis, bielas, mancais e casquilhos (bronzinas). Se falhar ou estiver vencido, o excesso de sujeira obriga o propulsor a fazer mais força para aspirar o ar, elevando o consumo de combustível, além de acarretar perda de potência nas retomadas de velocidade.

Filtro de óleo

Sua ação consiste em reter partículas de metal geradas pela fricção das peças do motor. Também atua na contenção de resíduos derivados da combustão. Se estiver saturado ou apresentar problemas, o risco de danos em componentes como pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais é alto. Em casos extremos, o motor pode fundir.

Filtro de Ar-condicionado

Sua atuação não afeta diretamente o desempenho do carro, mas faz diferença para o motorista e passageiros. Isso porque filtra o ar que vem diretamente da rua para o interior do veículo com o ar condicionado. Se apresentar problemas, permitirá a entrada de impurezas e odores provenientes da proliferação de fungos e bactérias, além do risco de impedir o fluxo de ar.

Cuidados até a hora da troca dos filtros

Nos quatro casos, é preciso ficar atento aos períodos de troca de filtros, que estão apontados no manual do veículo e também fazer a checagem durante as revisões ou trocas de óleo.

Para contribuir com o excelente funcionamento dos sistemas mencionados a Promax Bardahl conta com produtos de qualidade atestada por especialistas e comprovada pelo mercado consumidor.

Bardahl Clean Plus

O BARDAHL CLEAN PLUS é um limpador de sistemas de ar-condicionado e ventilação de veículos automotores. Garante rápida limpeza das superfícies, deixando um odor agradável. Além disso, é ecologicamente correto e atóxico. Seu propelente não destrói a camada de ozônio.

Aditivos para óleo, como o BARDAHL B12 PLUS para todos os tipos de óleo, e para combustível, como o BARDAHL FUEL SPECIAL CLEANER, auxiliam na proteção dos componentes do motor, por meio da exclusiva película de ação polar da Bardahl.

Bardahl Fuel Special Cleaner

O aditivo de combustível BARDAHL FUEL SPECIAL CLEANER limpa e descarboniza o sistema de alimentação dos veículos automotivos. Trata-se de um aditivo completo, ideal para todos motores a gasolina, etanol e suas misturas, sendo capaz de restaurar a potência, eliminar falhas, lubrificar e inibir corrosão, reduzindo poluentes e ajudando na economia de combustível e redução do atrito dos componentes.

Bardahl B12 Plus

O aditivo BARDAHL B12 PLUS pode ser utilizado em motores a gasolina, etanol e GNV que usam óleos lubrificantes minerais, semissintéticos e sintéticos. Sua fórmula protege todas as peças do motor contra oxidação, aumentando a vida útil do lubrificante ao mesmo tempo em que reduz seu consumo. Sua ação antidesgaste prolonga a vida útil do motor, reduz o desgaste das peças, os custos com manutenção nas revisões periódicas e o consumo de combustível, pois o motor trabalha mais livre devido à excelente lubrificação.

Banner Power Racing