Impactos da pandemia nos motores de geradores

Cuidados com o carro na quarentena
Cuidados com o carro na quarentena
5 de junho de 2020
Máquinas Agrícolas
Garanta maior rendimento aos seus equipamentos
24 de junho de 2020

Entenda o porquê a pandemia mudou o cenário para o setor de geradores de energia e veja como isso impacta em perdas significativas. Por isso, trouxemos soluções que pode mudar sua percepção através de um eficiente ação descarbonizante

A pandemia obrigou a termos isolamento social. Com isto, vários setores foram duramente afetados. O entretenimento deixou de ser físico e passou ser digital. As escolas fecharam, alterando a forma de chegar aos alunos. Antes, eles usavam vans e agora apenas o computador. A redução da mobilidade afetou o número de ônibus utilizados nas cidades, nos fretamentos e viagens.

Por outro lado, este novo cenário deu maior importância para o setor de geradores de energia elétrica, movidos à diesel, seja para aquisição ou locação. Nas UTIs hospitalares lotadas, a falta de energia durante alguns segundos, significa perda de vidas. Nos supermercados, as câmaras frias, balcões e geladeiras dependem da energia constante para manter a qualidade e evitar o desperdício de alimentos. Apesar de poucos pararem para pensar, para que os negócios sejam concluídos, transações bancárias ocorram e vendas aconteçam, tudo depende de energia e disponibilidade de sinal da rede. Ou seja, num mundo cada vez mais digital, a economia só gira se tudo estiver funcionando perfeitamente. Mais uma vez, os geradores de energia são imprescindíveis junto das empresas provedoras.

A importância de manter a qualidade do diesel?

O combustível diesel é regulado por um órgão do governo, a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Entre várias especificações, duas delas são as que mais impactam na qualidade do produto. O teor de enxofre (quanto menor maior a qualidade do ar, por outro lado é mais suscetível à formação de bactérias) e o teor de biodiesel (hoje em 12%), que potencializa a formação de bactérias e oxidação do diesel, principalmente quando parados.
Para os setores citados no início do artigo, sejam os essenciais ou aqueles que tiveram redução de circulação, a qualidade do diesel deve sempre ser mantida. Senão, haverá impacto nos motores, no funcionamento, na disponibilidade e prejuízos elevados desde uma simples troca dos filtros por entupimentos até reparo nas bombas injetoras.

Leia também:

👉 Conheça as funcionalidades do condicionador de metais
👉 O diesel melhorou, mas as bactérias ficaram mais resistentes
👉 Lubrificantes atóxicos garantem processo sem contaminação de alimentos e bebidas
👉 Setor industrial: saiba mais sobre o segmento alimentício


Apesar de haver várias dicas sobre como manter o motor disponível e com menor impacto possível, como exemplo, ligar diariamente, o diesel pode estragar mesmo assim, pois tem prazo de validade (S500 aproximadamente de 60 dias e o S10 de 30 dias). Após este período, há grande chance do combustível iniciar um processo de oxidação, alterando sua viscosidade e formando resíduos (borra), e na presença de água a formação de bactérias.
Esses problemas podem impedir o correto funcionamento de motores. Em alguns casos importantes, como os geradores de energia, que ficam parados por muito tempo mas não podem falhar quando necessário, senão haverá perdas até irreparáveis, a solução pode ser muito simples, como veremos.

A solução para manter a qualidade do diesel

A melhor forma de impedir perdas de vidas numa UTI, evitar desperdício de alimentos, garantir o funcionamento das redes que giram a economia e manter os veículos que estão parados protegidos para a pós-pandemia é a utilização de produtos de simples aplicação por qualquer pessoa.

A Promax Bardahl recomenda, o PROMAX BIO TREATMENT DIESEL, homologado pelo fabricante de motores CUMMINS, e o BARDAHL AGROPROTETIVO D-600. Ambos são indicados para motores que ficam parados por um período acima de 30 dias. Eles evitam que o diesel estrague, aumentando a vida útil em até 180 dias. Matam fungos e bactérias, impedindo sua proliferação e ainda limpam todo o sistema de alimentação dos motores, através de eficiente ação descarbonizante.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o BLOG BARDAHL ⚡️ e descubra mais sobre como cuidar do seu carro.  Visite a Loja Bardahl e saiba mais.

Agroprotetivo D600