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Entenda como problemas como oxidação e água no combustível podem comprometer o bom desempenho do veículo e afetar a bomba de diesel

Motor em Combustão

Veículos com motores diesel têm como principais atrativos, o baixo consumo de combustível e a capacidade para aceleração mais potente. Modelos mais modernos, contam com catalisadores e filtros cuja função é manter as emissões de poluentes a níveis muito baixos.

Motores diesel não precisam de vela de ignição, o que permite alcançar taxas de compressão mais altas que os motores a gasolina ou flex. Em função disso, são construídos para ser mais robustos e, consequentemente, costumam ter maior durabilidade. Também são turbinados e possuem injeção direta de combustível.

Por outro lado

Como a vida nem sempre é uma estrada pavimentada e sem buracos, o óleo diesel não está imune a eventuais contratempos. Entre os principais problemas estão a oxidação – pelo baixo tempo de vida útil, entre 30 e 60 dias – e presença da água no combustível pela sua capacidade natural de absorver umidade do ar. São fatores que influenciam não só no desempenho, mas também na conservação dos componentes do motor, inclusive na bomba injetora. Pela manutenção inadequada, como drenagem no filtro e tanque e a oxidação do combustível, alguns motores à diesel vêm apresentando problemas nas bombas de alta pressão, ocasionando o travamento do rolete de acionamento e, consequentemente, desgaste das peças. A identificação do problema é possível pelo ruído causado durante o funcionamento do veículo, parecem pequenas “marteladas” e, em casos mais graves, o motor perde pressão e não dá a partida.

Com a manutenção correta e o uso de produto adequado é possível minimizar os efeitos danosos da oxidação e a presença de água no diesel.

O que fazer

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Entre as dicas básicas estão usar combustível com garantia de procedência e manter uma rotina de reabastecimento, no máximo, a cada 30 dias. Também é importante fazer a troca de filtros de combustível para garantir o diesel sempre limpo, além de checar a vedação da tampa do tanque. Mas, fazer tratamento com produtos de qualidade comprovada, faz toda a diferença.

O Bardahl Max S10 é um tratamento intensivo compatível com qualquer tipo diesel e biodiesel, principalmente diesel S10, com ação descarbonizante, bactericida, fungicida e protetivo. Aumenta a vida útil do diesel, em até 180 dias, e tem a função demulsificante – capacidade de separar a água do diesel, facilitando assim a drenagem.

Já o Bardahl Max Diesel oferece o pacote completo para garantir o desempenho dos veículos movidos à diesel. Com sua fórmula testada e aprovada pelos mais rigorosos testes de qualidade, melhora o desempenho e a eficiência da queima do combustível, reduzindo o consumo e a emissão de poluentes. Também favorece a dirigibilidade ao diminuir o nível de ruídos e vibrações.

Ambos os produtos trabalham para manter os componentes do motor sempre limpos. Graças à formulação com detergente e dispersante, previne a formação de depósitos de carbono na cabeça dos pistões, bicos injetores, válvulas, bombas injetoras e demais partes metálicas. Também protege o sistema de alimentação da corrosão.

Em relação à condensação, eles evitam a formação de emulsões estáveis entre a água e o diesel, ao mesmo tempo em que melhora a lubrificação na parte superior do motor, bicos injetores e, principalmente, na bomba injetora. Tudo isso reduz o desgaste e os custos com manutenção, além de aumentar a vida útil dos componentes do motor.

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