Pedro Aizza garante vaga para Las Vegas

Guia sobre lubrificação de motores
11 de setembro de 2019
Saiba mais sobre a manutenção de caminhões
25 de setembro de 2019

A sétima etapa da Copa São Paulo Light de Kart reservou fortes emoções para os pilotos de todas as categorias na prova realizada em Interlagos, neste sábado (14). Além de estar em jogo o título da CODASUR, na júnior ficou definido o atleta que garantirá uma vaga ofertada pela organização para competir em novembro em Las Vegas (EUA) no SKUSA SuperNationals, um dos eventos de kartismo mais movimentados do mundo. Para Pedro Aizza (Bardahl Promax/GM Motorsport) a sensação foi de dever cumprido, ao conquistar o título e garantir o prêmio para viajar aos Estados Unidos.

No entanto, a conquista dupla de Aizza não foi nada fácil. O piloto curitibano teve dificuldade para encontrar o acerto ideal de seu kart. No treino classificatório foi sexto colocado, posição repetida na primeira bateria. Já na segunda, após trocar o motor de seu kart e largar no fim do grid, o jovem de 14 anos garantiu a quarta colocação. Com o quinto lugar na etapa, ele conquistou o título inédito da CODASUR Júnior e também a vaga para competir em Las Vegas.

"É uma conquista muito valiosa para mim ser campeão da CODASUR Júnior. A Copa SP Light requer preparação de meses e nela o nível dos pilotos é bem alto. Acredito que o regulamento do campeonato me premiou por ser o mais regular e pelos excelentes resultados no primeiro semestre. A sensação é de dever cumprido, por mais que a gente, como equipe, tenha ido mal nesta etapa. Em todos os quesitos possíveis do kart, infelizmente não conseguimos ter o acerto. Chegamos para as duas baterias tomando quase meio segundo por volta dos principais adversários. Tivemos que dar 200% para garantir um lugar no pódio nesta dupla de Interlagos", explicou Aizza, dono do kart #35. 

A vitória da etapa foi de Lucas Staico, vencedor de ambas as baterias em Interlagos. O top 5 teve ainda Ricardo Gracia e João Vitor Camargo, em segundo e terceiro, e Gabriel Gomez, logo à frente de Pedro Aizza, em quarto. As conquistas de Pedro só se confirmaram por conta da regularidade. Na CODASUR Júnior, em quatro etapas e com um resultado descartado, Aizza foi o campeão com 31 pontos conquistados, contra 29 de Gabriel Gomez. Já para a vaga no SKUSA, que leva em conta a soma da pontuação das sete etapas (com um descarte), sem somar-se os pontos de pole position e melhor volta, a briga foi mais apertada. Apenas 1,5 ponto entre Aizza e Gomez, 62,5 contra 61. Os resultados são extra-oficiais e serão confirmados pela organização durante a semana.

"Quando for confirmando oficialmente por parte da organização que fui o campeão da CODASUR Júnior e que levei a vaga para o SKUSA, ficarei muito feliz. É muito bom viver esse momento, após ter conquistado também este ano o direito de representar em outubro o País e meus patrocinadores no Mundial em Le Mans, na França, por eu ter sido campeão sul-americano", contou Aizza. "Competir lá fora é diferente demais, porque a intensidade é muito maior. A tecnologia nos Estados Unidos e na Europa é bem avançada e a competitividade altíssima. Quando você volta de lá, chega fortalecido com todo o aprendizado e experiência", finaliza.

Resultados em 2019 - Pedro Aizza já concluiu 17 provas neste ano, com nove vitórias. O último resultado antes da Copa São Paulo Light em Interlagos foi a vitória na decisão do Sul-Brasileiro, em Londrina (PR), logo após obter a segunda colocação na quinta etapa da Copa SP Light, em Aldeia da Serra (SP). Antes, garantiu dois top 5 na primeira fase do Brasileiro, um P5 e um P4, em Cascavel (PR). Aizza chegou à competição nacional em alta, após conquistar cinco vitórias consecutivas entre maio e junho: Metropolitano de Kart de Cascavel; Sul-Americano, em Nova Santa Rita (RS); quinta etapa da Copa SP Light, em Aldeia da Serra; a segunda de três provas do Sul-Brasileiro, em Xanxerê (SC), e o Open do Brasileiro, em Cascavel.

Antes de fazer a "quina", Pedro havia sido vice-campeão na segunda etapa da Copa SPR Light, em Penha (SC). O paranaense competiu também nas quatro corridas anteriores da Copa SP Light, onde conquistou uma vitória na segunda etapa, além de somar uma segunda, uma terceira e uma oitava colocações. Aizza esteve também nas aberturas da Copa Interlagos de Kart (CIK) e do Campeonato Sul-Brasileiro, em Nova Santa Rita, ambas vencidas por ele, em fevereiro e abril, respectivamente.

Aditivos e óleos de mtoro