Guia de Manutenção
Tudo o que você deve saber para cuidar bem do seu carro
15 de abril de 2019
Promax Bardahl vai economizar 18 toneladas de plástico
23 de abril de 2019
Cuidados com carro flex

Cuidados com carro flex

Em 2003, os carros com tecnologia flex chegaram ao Brasil fazendo muito sucesso. Os motores flex ganharam as ruas, conquistando a confiança dos brasileiros e apresentando uma opção mais econômica e versátil.

Do hatch ao SUV, são vários os modelos de carros flex líderes de vendas.

Veja algumas dicas para abastecer seu carro flex com mais segurança, preservando-o no dia a dia e economizando com a manutenção do seu veículo.

Não deixe o reservatório de partida a frio ficar vazio

Carros com a tecnologia flex fuel possuem um tanque pequeno onde fica armazenada a gasolina. Ele está próximo ao motor e ajuda a partida do carro, tornando-a mais rápida.

O tanque, que recebe o nome de reservatório de partida a frio, não precisa estar sempre cheio, porque a gasolina envelhece, mas jamais pode ficar vazio, impedindo a partida em dias frios. Por isso, é importante que a gasolina não fique velha. O combustível vai oxidando e perde algumas de suas propriedades, dificultando a queima – desta forma, ele perde a utilidade. Uma alternativa é o uso de aditivo para combustível vendido em postos ou lojas de autopeças.


Atente-se à troca de combustível

Muito é dito sobre o “vício do motor”. No entanto, isso é um mito, pois nunca foi comprovado pelos especialistas.

No entanto, é necessário dar um tempo para que o motor se adapte ao combustível que já está em seu reservatório. Normalmente, é necessário que o carro ande por pelo menos 8 quilômetros até que o motor passe a funcionar plenamente com o novo combustível.

Se você abastece e logo depois estaciona o veículo, o motor talvez não reconheça o novo combustível, apresentando um desempenho abaixo do desejado.


Não espere o tanque de combustível chegar na reserva para abastecer

Mesmo para quem tem a opção de escolher entre etanol e gasolina, o valor do combustível pode pesar no bolso dos motoristas. Uma prática realizada com frequência – e que não é indicada por especialistas – é o abastecimento em pequenas doses. Ou seja, o suficiente para seguir seu caminho.

Isso pode trazer prejuízos tanto para o desempenho do veículo quanto para a limpeza do tanque de combustível. Afinal, o etanol ou a gasolina que fica depositado no fundo do tanque pode carregar as impurezas para dentro do motor. Para evitar que isso aconteça, você pode usar aditivos de combustível apropriados com maior frequência e realizar a troca do filtro de combustível sempre que necessário.


Abasteça em lugares confiáveis

É necessário abastecer o seu carro com combustíveis de qualidade. Por isso, escolha os postos que comprovem as propriedades do combustível oferecido. Cuidado com as ofertas muito baratas, pois nem sempre a melhor economia para abastecer indica economia também para a manutenção do seu veículo.

Você sabia que a gasolina nos postos de combustível tem prazo de validade média de 60 dias? Por isso, é importante ficar atento às promoções, pois você pode abastecer com um combustível prestes a vencer ou até mesmo vencido. Este alerta é ainda mais grave para quem roda pouco com seu veículo que fica com o combustível parado no tanque.

Conheça os produtos da Promax Bardahl em nossa loja e acesse nosso blog para mais dicas automotivas!

4 cuidados que o seu carro flex precisa