Viscosidade do óleo, o ‘W’ da questão?

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Chegou a hora de trocar o óleo. Para muitas pessoas, é um momento de dúvida. Quando se deparam com siglas como 10W-40, 5W-40 ou 5W30, engasgam feito um motor rateando. A boa notícia é que não é difícil entender o significado de cada numeração; A melhor notícia é que, ao seguir a indicação do fabricante quanto ao tipo de óleo ideal para cada tipo de veículo, não tem erro. O ‘X’ da questão, ou melhor, o ‘W’ da questão, é a viscosidade. 

Trocando em miúdos, viscosidade indica o quanto o óleo é ‘grosso’ ou ‘fino’. E isso é importante porque, cada tipo de motor pede um lubrificante capaz de percorrer as partes móveis da máquina com maior ou menor grau de fluidez a fim de reduzir o atrito e o desgaste entre as peças do conjunto. A espessura dessa camada protetora depende justamente da viscosidade, que pode variar de acordo com a temperatura do motor e condições de uso. 

Vamos voltar ao ‘W’. O número da esquerda indica a viscosidade do lubrificante a baixas temperaturas (quanto menor a numeração, mais fluido é o lubrificante), enquanto o número da direita aponta a viscosidade em temperaturas altas (quanto maior, mais viscoso). Ou seja, quando mais ‘grosso’ for o óleo, mais lenta será sua circulação no motor, o que permite maior atrito e consequentemente maior desgaste. 

Agora que você já entendeu porque utilizar um lubrificante com a viscosidade certa para que seja eficaz em todas as condições do motor, tanto na partida, a frio, quanto durante o tempo em que estiver ligado, sob altas temperaturas. Vamos dar um passo a mais. 

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Novo Bardahl Power Racing para motores turbinados com injeção direta

Produtos da Promax Bardahl – como a linha de tratamento para cárter B12 PlusB12 Turbo e novo Power Racing – trazem, em sua composição, além da redução do desgaste, componentes melhoradores do índice de viscosidade. Sua utilização acarreta uma diminuição na variação do índice de viscosidade do lubrificante quando ocorrem alterações da temperatura. E isso eleva a eficiência do óleo e do motor. Para que óleo atinja a máxima eficiência na lubrificação do motor, é necessário a utilização de produtos específicos que agregam funções detergente, dispersante, antidesgaste, anticorrosiva, entre outras. Além disso, também atuam para melhorar o índice de viscosidade. O que você precisa saber é que, segundo boletim de monitoramento da qualidade dos lubrificantes feito pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), muitos dos produtos vendidos no Brasil são classificados como aditivação insuficiente e até ausente. Por isso, tratamento para motores pode e deve ajudar muito a proteger o motor da sua máquina.

Os produtos da Promax Bardahl indicados ao tratamento para motores são desenvolvidos com tecnologia de ponta.  O B12 Plus por exemplo, destinado para todos os tipos de óleo, é o mais tradicional e respeitado do mercado; o B12 Turbo foi criado para cárter de caminhões e ônibus com motores a diesel aspirados ou turboalimentados e é o mais conhecido entre os caminhoneiros; enquanto o novo Power Racing foi desenvolvido para os motores de alta performance, inclusive os de competições, mas principalmente para os novos motores turbinados com injeção direta que circulam nas ruas. Os três produtos possuem a exclusiva película lubrificante separadora, de atração polar, que reduz o desgaste das peças chegando em até 90%, principalmente nas partidas à frio. Também contam com eficácia comprovada em ações antioxidantes e antidesgastantes, sendo aprovados na sequência IIIF, um teste de classe mundial, com padrões extremamente severos, que avalia alterações do óleo lubrificante, tais como o aumento de viscosidade e o consumo de lubrificante, formação de depósito e desgaste nas peças do motor. 

Viscosidade do óleo, o ‘W’ da questão?