Treinamento Marcelo Borja
Promax Bardahl promove curso de gestão de postos
5 de abril de 2021
Graxa atóxica evita contaminação na indústria alimentícia
15 de abril de 2021

Entenda os riscos do acúmulo de resíduos de carbono no sistema de alimentação do veículo e como resolver esse tipo de problema

Você sabe como fazer a descarbonização do motor

Toda vez que você dá a partida e roda com seu carro na gasolina, um inimigo oculto e perigoso entra em ação. Estamos falando da carbonização, que são fuligens aderentes e difíceis de retirar da cabeça do pistão, câmara de combustão, válvulas e canaleta dos anéis. Em casos mais graves, prejudica o correto funcionamento do motor e pode até quebrar.

O acúmulo de resíduos de carbono (daí o nome carbonização) ocorre porque a queima do combustível gera depósitos de carvão no motor independente da tecnologia utilizada, carburador ou injeção eletrônica. Porém, os sistemas eletrônicos são mais sensíveis a esses resíduos que se formam .

Combustível importa


Como a gasolina é derivada do petróleo (hidrocarbonetos), é importante saber que toda vez que o combustível é queimado há a formação de resíduos. O que não deve permitir é sua permanência nas peças internas do motor. Portanto, entender o que é carbonização reforça a importância do combustível que vai no tanque. Se o problema ocorre com produto de boa qualidade, imagine o tamanho do estrago no motor utilizando um combustível adulterado.

Fique atento aos sinais


O motorista precisa estar atento aos sinais para saber quando seu carro corre riscos. E não é difícil perceber. O motor começa a apresentar falhas, ou seja, marcha-lenta irregular, falhas nas acelerações, grilado parecido com uma batida de pino, alto consumo de combustível, baixa resposta nas acelerações, estouros no escapamento e falta de potência, notada nas subidas ou nas ultrapassagens.


Leia também:

👉 Promax atualiza os lubrificantes
👉 Promax Bardahl conquista certificação NSF
👉 5 dicas essenciais para trocar os fluidos do seu carro

Solucionar o problema


Para solucionar esse problema é preciso fazer uma descarbonização do sistema de alimentação. Existem duas formas para fazer isso. A primeira é levar o carro até uma oficina para desmontar e retirar todas as peças para limpeza física.

A segunda é fazer uso de um produto para essa limpeza profunda. Ao ser adicionado no combustível, ele atinge as peças mais difíceis do motor (inclusive a câmara de combustão) e consegue remover todos os depósitos.

Entre as vantagens de optar pelo produto de limpeza estão o fato de manter veículo em movimento, ou seja, ele não precisa passar dias parado em uma oficina. A conclusão óbvia indica que esta é a forma mais prática, rápida e barata de descarbozinar o sistema de alimentação do veículo

A melhor solução


A Promax Bardahl conta com um produto de tecnologia exclusiva para resolver e combater o acúmulo de resíduos de carbono. O Fuel Special Cleaner 6 em 1 é indicado para descarbonização de todo o sistema de alimentação dos motores a gasolina e flex.

Sua aplicação é simples, por ser feita diretamente no tanque, e é recomendada também para carros novos, que estão no período de garantia.

BANNER_BLOG_ADITIVOS_COMBUSTIVEL