A importância da manutenção do caminhão

Dicas para cuidar da sua moto
15 de julho de 2019
Nova plataforma de e-commerce da Promax Bardahl
19 de agosto de 2019

Saiba quais são os principais itens que você precisa fazer a manutenção em veículos pesados

Os caminhões, além de um meio de transporte de carga, são instrumentos de trabalho e fonte de renda para muitas pessoas. Por isso, é muito importante evitar que eles fiquem parados por conta de um problema mecânico ou por não estarem de acordo com a fiscalização.

Por isso, a manutenção do caminhão é essencial para que o proprietário tenha mais segurança e tranquilidade.

Os caminhões são grandes veículos, que transportam cargas elevadas e geralmente se mantêm em funcionamento por várias horas, sem descanso. São essas características que justificam sua mecânica robusta, necessitando de uma atenção especial para garantir seu bom funcionamento quando você mais precisar.

Veja quais são os principais cuidados que você deve ter com o caminhão para evitar acidentes e garantir seu melhor desempenho!

Pneus: os pneus são a parte do veículo que está em contato constante com o solo, estando vulneráveis a adversidades do caminho. Por isso, é muito importante que ele esteja em bom estado, com a calibragem em dia, para garantir uma viagem segura.

Troca dos filtros: não basta apenas trocar o óleo, pois o volume de óleo antigo que fica no interior do filtro, contamina o novo óleo e altera sua eficiência de filtragem. Por isso, o filtro do óleo do motor deve ser trocado a cada troca de óleo. Já o filtro de ar e o filtro de combustível devem ser substituídos de acordo com a especificação do fabricante – exceto para quem dirige em condições mais severas, como na zona rural, onde recomenda-se antecipar a troca.

Óleo do motor: verifique frequentemente o nível do óleo. Se estiver abaixo, faça a reposição até o nível máximo da vareta. Se o problema persistir, pode ser indício de vazamento. Procure uma oficina mecânica.

Faróis de sinalização: os caminhões possuem diversas “luzes”, que são muito importantes para indicar a movimentação do veículo, principalmente durante o período noturno. Elas devem estar funcionando adequadamente. Se estiverem apagadas, além de causar acidentes, o proprietário pode receber multa.

Freios: a importância dos freios é essencial a qualquer automóvel. No caso dos caminhões, uma falha nessa peça pode causar acidentes de grande proporção. Portanto, ao fazer a revisão periódica, não deixe de verificar a situação dos freios e, se necessário, faça os reparos e substitua as peças o quanto antes.

Acoplamentos: se você sentir um tranco na parte traseira do veículo ao frear ou arrancar, isso pode ser um indício de problemas na quinta roda. O mau funcionamento desse item pode tirar a segurança da carga e de toda a composição. Deve ser feita a limpeza e o engraxamento nas estruturas sempre que for necessário.

Embreagem: transportar cargas muito altas, descansar o pé sobre a embreagem ou usar marchas muito altas em velocidades baixas diminuem a vida útil da embreagem e, por consequência, da caixa de câmbio.

Suspensão: verifique se é necessário apertar os parafusos a fim de evitar folgas, se é necessário fazer a lubrificação dos componentes, entre outros cuidados. Para a suspensão a ar, as revisões devem ser periódicas para verificar a condição das buchas, pinos, balancins e se não há vazamento de ar.

Sistema elétrico: para verificar os componentes elétricos deve ser feita uma inspeção visual para analisar se há oxidação, peças mal encaixadas ou ressecamento dos chicotes. Além disso, devem ser feitos testes periódicos de tensão e corrente em uma concessionária ou oficina especializada de confiança para garantir que os componentes estejam dentro dos padrões do sistema.

Quer saber mais? Veja outras dicas em nosso blog e adquira os produtos Promax Bardahl em nosso site!

Banner da Linha Diesel