O que são borras e como eliminá-las

Promax Bardahl relança plataforma de e-commerce com novo visual e promoções
19 de agosto de 2019
Dicas para cuidar do seu carro tunado
28 de agosto de 2019

As borras são prejudiciais ao seu motor. Aprenda como evitá-las!

Muitos motoristas já ouviram falar das borras no motor, mas nem todos sabem realmente o que elas significam e o que podem causar ao automóvel. Apesar de parecerem um problema pequeno, as borras podem causar diversos prejuízos, tanto ao motor quanto ao proprietário, principalmente em estágios mais avançados.

As borras podem fazer com que o seu carro apresente sinais de mau funcionamento e até mesmo causar danos irreparáveis, obrigando a substituição de peças.

Descubra como evitar ou eliminar as borras do motor!

O que é e como se forma a borra

As borras são formadas pela oxidação do óleo para motor. Com o passar do tempo sua alteração física-química aumenta a viscosidade mudando o estado de líquido para pastoso, dificultando sua função de lubrificar, reduzir atrito e retirar o calor.

A borra, portanto, é a solidificação do óleo, dificultando sua circulação e prejudicando a lubrificação entre as peças, gerando desgaste e superaquecimento.

Este problema não se restringe apenas aos veículos mais velhos: qualquer tipo de motor à combustão pode estar sujeito a isso.

Para identificar se o seu carro está com borra de óleo, você pode abrir a tampa do motor e observar as peças visíveis. Se houver resíduos nessas peças, o problema deve ser combatido com a ajuda de um especialista.

Na troca de óleo também é possível perceber, principalmente quando óleo retirado escoa com maior dificuldade e também em menor volume da capacidade do motor.

As causas da borra no motor

A borra pode ser gerada por diversos motivos relacionados à qualidade do óleo, do período de troca, da aditivação, do modo de uso do veículo (rodoviário ou severo) e até da qualidade do combustível, entre outros.

A troca do óleo fora do prazo recomendado pode acelerar a oxidação do produto, fazendo com a borra continue no interior do motor, mesmo após a substituição por um óleo novo. Isto prejudicará o bom funcionamento deste óleo, reduzindo sua eficiência e resultando nos graves problemas citados acima.

As temperaturas extremas também podem prejudicar o óleo, acelerando o processo de formação da borra.

Como evitar

É muito importante escolher sempre os óleos de boa qualidade e o mais indicado para seu veículo, respeitando sempre o prazo recomendado para a troca do produto. O uso de aditivação adequada ajuda a evitar a borra e a limpar o motor.

Tanto no óleo para motor quanto para a gasolina, é importante escolher os aditivos mais adequados para o seu carro, pois eles ajudam a prevenir diversos problemas.

No entanto, para os casos de formação de borra em estágio inicial até os mais avançados, é necessário que a limpeza seja feita por um profissional especializado em oficinas mecânicas, que pode utilizar produto como o Bardahl Flush ou até uma limpeza física, removendo algumas peças como cárter e cabeçote.

Como limpar

Como mencionado, a limpeza deve ser feita sempre por um profissional que, ao remover as borras, poderá detectar possíveis vazamentos, efetuando os reparos necessários.

Quer saber mais dicas? Veja em nosso blog e encontre os produtos Promax Bardahl em nossa loja online!