A manutenção do carro é um assunto que ainda pode deixar vários motoristas em dúvida. Para alcançar o melhor desempenho é essencial tomar alguns cuidados, a fim de evitar problemas futuros mais graves que podem trazer grandes prejuízos.
A manutenção preventiva do seu veículo é algo de que você não pode fugir. Algumas pessoas lembram-se de fazê-la apenas antes de pegarem a estrada para uma viagem mais longa, no entanto, principalmente para quem dirige muito em grandes cidades, é muito importante que ela seja feita com frequência.
Veja algumas dicas que irão proteger você e o seu veículo de imprevistos!
O óleo para motor deve ser verificado toda semana. Por isso, antes mesmo de usar o carro pela primeira vez no dia e estando em um piso nivelado, retire a vareta do óleo e deixe-a limpa para que ela possa medir corretamente o nível do óleo. Limpe-a com um pedaço de papel ou pano e insira a vareta no recipiente novamente.
Quando você retirar de novo a vareta, é importante que a marca do óleo esteja entre as marcas que indicam o mínimo ou máximo.
A recomendação é trocar o fluído do freio a cada dois anos, normalmente, mas algumas fabricantes podem apresentar prazos diferentes de validade que devem ser seguidos. O fluído do freio pode absorver água e evaporar de acordo com a temperatura do freio. Com isso, pode-se acumular vapor no sistema, prejudicando a eficiência nas frenagens.
É importante que isso seja feito por um especialista que possa indicar se a espessura mínima das pastilhas e das lonas de freio estão adequadas. Se necessário, estas peças deverão ser substituídas.
A “água do radiador” desempenha uma função essencial para o bom funcionamento do seu carro. Por isso, assim como o nível do óleo do motor, ela deve ser averiguada toda semana.
Isso deve ser feito quando o motor ainda estiver frio e o veículo estiver em solo nivelado. Você precisa ver se a água está entre as marcações de mínima e máximo, já indicados diretamente no reservatório. Além da água pura, o líquido de arrefecimento precisa ter a proporção correta de aditivo de boa qualidade, conhecido como coolant.
O carro também possui filtros que devem ser trocados de tempos em tempos. Normalmente, as próprias fabricantes indicam o período adequado para cada filtro. No caso do filtro de ar, deve ser feita uma inspeção visual e a troca é recomendada sempre que o filtro estiver prejudicando a vazão de ar para dentro do motor, ou seja, com o acúmulo de sujeira.
Já os filtros de combustível são normalmente trocados a cada 10.000 km, enquanto os filtros de óleo devem ser trocados a cada troca de óleo do motor.
Os pneus precisam ser calibrados a cada 15 dias e, principalmente, quando você for viajar. Em viagens, os veículos geralmente estão com mais carga, passageiros e malas, necessitando do aumento na calibragem dos pneus. Observe o triângulo ou as letras TWI – que ficam nas laterais do pneu. Quando o pneu chegar nesse nível de desgaste é o indício de que está na hora de trocá-lo.
Faça também o rodízio dos pneus, assim como o alinhamento e o balanceamento, a cada 10.000 km, o que irá aumentar a vida útil dos pneus, além de melhorar sua segurança e a dirigibilidade.
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