Como escolher o melhor combustível para o seu carro flex

Saiba como mudar a marcha dos novos veículos
Saiba como mudar a marcha dos novos veículos
22 de maio de 2019
Movimento Anjos Bardahl
3 de junho de 2019
Como escolher o melhor combustível para o seu carro flex

Como escolher o melhor combustível para o seu carro flex

Os carros flex fazem muito sucesso no Brasil, graças a possibilidade de alternar entre as opções de combustíveis que apresentarem melhor custo-benefício. Mas a questão do preço não é o único fator a ser levado em consideração ao abastecer o seu carro flex. É importante ficar atento aos benefícios que cada uma dessas opções pode trazer, gerando mais economia a médio e longo prazo.

Principais diferenças entre etanol e gasolina

Um ponto importante é a respeito do rendimento do combustível. Entre o etanol e a gasolina, por exemplo, existe uma diferença de 30% de rendimento. Ou seja, se um litro de gasolina pode fazer seu carro rodar 10 km, com um litro de etanol, sob as mesmas condições, o seu carro poderá rodar 7 km.

Na hora de escolher qual das duas opções apresenta maior economia, de acordo com o que você deseja, vale a pena pensar a respeito da diferença de valor entre as duas e fazer os cálculos. Uma dica é escolher o combustível de acordo com a utilização: para trecho urbano é mais interessante a utilização do etanol porque oferece maior torque, já no rodoviário a gasolina apresenta melhor rendimento.

Um outro fator importante está relacionado com a temperatura. Em lugares mais frios, a gasolina terá um desempenho melhor no motor, pois suporta temperaturas mais baixas.

No entanto, uma desvantagem é o fato de que a gasolina é mais poluente. Esse combustível também pode provocar carbonização no motor, pois mesmo tendo a melhor queima na câmara de combustão, um resíduo dele pode contaminar o óleo, que acaba criando borra dentro do motor.

Ao abastecer com etanol, considerado um combustível mais limpo, você evitará a formação de sujeira no pistão. Porém, ele é altamente corrosivo, por ter água em sua composição, provocando danos nas peças do sistema e até no bico injetor.

Uso de aditivos de combustível

Para obter o melhor desempenho do combustível, você pode usar aditivos suplementares, apresentados em embalagens no formato de garrafinhas vendidos em postos de combustíveis, autopeças e centro automotivos.

Os aditivos de combustível garantem que o seu motor esteja mais limpo, protegido da corrosão e do travamento dos injetores, entre outras vantagens. O sistema limpo e protegido traz economia de combustível, pois é necessário menos gasolina ou etanol para alcançar o mesmo desempenho.

É importante ressaltar, entretanto, que o aditivo para gasolina é diferente do aditivo para etanol. Caso você tenha o hábito de abastecer com os dois combustíveis, escolha um produto que seja adequado para a tecnologia flex.

Quer saber mais sobre cuidados com o seu carro? Veja mais dicas em nosso blog e encontre os produtos Promax Bardahl em nossa loja, garantindo mais qualidade e eficiência para o seu veículo!

Como escolher o melhor combustível para o seu carro flex