Quer tunar seu veículo? Veja alguns cuidados essenciais
Ter o carro tunado é um grande desejo para muitos apaixonados por carros. Porém, é muito importante tomar certos cuidados para que as personalizações não prejudiquem o veículo, sua direção e a sua segurança.
Os acessórios extras devem estar de acordo com a Resolução Contran, pois irregularidades podem acarretar em multas, além da perda de 5 pontos na carteira de habilitação.
Veja abaixo alguns dos fatores que devem ser cuidados ao tunar seu veículo!
Essa é uma das partes mais esperadas pelos proprietários apaixonados. Tunar o motor garante maior potência e um desempenho ainda melhor para o veículo, no entanto é necessário ficar atento aos limites.
A lei não permite que a alteração seja superior a 10% da potência do motor original. Uma vez que o motor já estiver tunado, tenha atenção aos barulhos que ele faz, pois eles podem ser indícios de um problema.
Para cuidar adequadamente, utilize os óleos e aditivos suplementares adequados, como o Bardahl Power Racing e Bardahl B12 Turbo.
Existem diversas opções de rodas e pneus para quem deseja personalizar o veículo. Porém, o manual do proprietário tem indicações precisas de quais são os modelos mais adequados para garantir maior segurança e conforto ao dirigir.
De acordo com a legislação sobre o assunto, é proibido alterar o diâmetro, pois corre o risco de exceder o para-lamas.
Lembre-se que freio é item de segurança. A lei não permite alterar os freios originais do veículo. Qualquer mudança é perigosa, pois pode haver incompatibilidades entre as peças instaladas.
Já a suspensão pode ser alterada, desde que não tenha regulagem de altura – pois isto também é passível de punição.
Se a intenção for rebaixar o veículo, isso é permitido apenas depois de autorização do Inmetro. E leve em consideração as características da sua cidade e dos percursos que você normalmente faz.
Para as alterações que são puramente visuais, como a implementação de acessórios, é importante que eles não atrapalhem a visão periférica do motorista e nem devem ser desproporcionais ao tamanho do veículo.
Se você optar por mudar a cor do veículo, ao passar 50% da cor original, é necessário também alterar a documentação. Já os faróis de Xenon, que possuem um brilho mais intenso, também deve ser aprovados pelo Detran e pelo Inmetro após a instalação.
Na hora de fazer essas alterações, não deixe de buscar um profissional qualificado e responsável de sua confiança.
Veja mais dicas em nosso blog e encontre os produtos Promax Bardahl em nossa loja!