Como cuidar dos pneus do seu carro

Como funciona a classificação de óleo de motor?
Como funciona a classificação de óleo de motor
18 de fevereiro de 2019
Sistema de Arrefecimento: Entenda o que é e para que serve
Sistema de Arrefecimento: Entenda o que é e para que serve
5 de abril de 2019
Como cuidar dos pneus do seu carro

Como cuidar dos pneus do seu carro

Cuidar adequadamente da manutenção do seu veículo é essencial para garantir a segurança e a boa dirigibilidade. De acordo com dados do International Motor Vehicle Inspection Committee (Cita), de 10% a 20% dos acidentes envolvendo motoristas estão relacionados a fatores mecânicos.

A melhor maneira de evitá-los, portanto, é cuidando de cada parte do seu carro.

Os pneus também merecem uma atenção especial. Afinal, eles são a única parte do carro que está em contato constante com o solo, podendo proteger a sua direção mesmo em estradas que não tenham as melhores condições.

Calibragem

Antes de sair com o carro, verifique a pressão nos pneus – é importante que ela esteja conforme a indicação das montadoras, garantindo uma direção mais segura e confortável. Essa informação pode ser encontrada no manual do proprietário de seu veículo ou na etiqueta colada na porta de abastecimento ou na coluna do carro.

Os pneus devem ser calibrados enquanto ainda estiverem frios – ou seja, o melhor momento para fazer isso é pela manhã ou após um longo período que o carro estiver parado.

Alinhamento e rodízio

Um outro ponto muito importante para cuidar da preservação dos pneus é fazer o alinhamento com a frequência adequada, na média a cada 10 mil km. O carro mal alinhado pode gerar um desgaste irregular dos pneus, antecipando a necessidade de trocá-los.

Além do alinhamento, é recomendado também realizar o rodízio das rodas – o que permite um desgaste regular dos pneus, mantendo uma homogeneidade na direção. A medida não é recomendada apenas para veículos que usam diferentes tipos de pneus para a parte dianteira e traseira.

Cuidado com produtos corrosivos

Tome muito cuidado com os produtos que o pneu tem contato. Gordura, óleo, gasolina e outros produtos químicos podem acelerar o processo de corrosão da borracha, trazendo riscos e gastos a mais para a manutenção do seu carro.

No momento de limpar o seu carro, existem produtos próprios para cada parte – incluindo os pneus. Nesse caso, o produto facilita a higienização e o aspecto do pneu, tornando mais simples identificar possíveis danos na superfície.

Atenção ao seu caminho

Além de evitar o contato com produtos corrosivos, os motoristas devem ficar atentos ao seu caminho. Percursos com muitos buracos e outros obstáculos na pista causam diversos danos aos pneus. Se eles já estiverem fragilizados, os danos podem ser graves e até mesmo causar acidentes.

Portanto, evite as vias com muitas irregularidades. A alta velocidade, em conjunto com freadas bruscas, também são comportamentos que devem ser evitados.

Esteja preparado para imprevistos

Mesmo com toda essa cautela, ainda podem acontecer imprevistos. Por isso, é importante estar preparado.

Você deve ter no seu carro o equipamento necessário para a troca de ao menos um pneu – o estepe e as ferramentas para trocar a roda. Mas o que fazer se o local não é o mais adequado para fazer a troca ou se mais de um pneu for danificado?

O Veda Pneus da Promax Bardahl permite que você faça reparos em seu pneu, que duram até chegar em um local mais propício para realizar a troca ou pelo menos até uma borracharia. Para isso, é recomendado dirigir em velocidade reduzida e evitar manobras bruscas.

Veja mais dicas em nosso blog e adquira as produtos Promax Bardahl em nossa loja!

Veda Pneu Bardahl