Saiba mais sobre a manutenção de caminhões

Pedro Aizza garante vaga para Las Vegas
16 de setembro de 2019
Como cuidar dos vidros do seu carro
2 de outubro de 2019

Veja algumas dicas para cuidar adequadamente de veículos pesados

Caminhões são mais do que uma paixão para muitos brasileiros. Assim como outros modelos de veículos pesados, eles podem ser o principal instrumento de trabalho e fonte de renda para muitas pessoas. Por isso, é necessário evitar os problemas mecânicos ou apreensões por irregularidades, pois isso fará grande diferença no orçamento de seu proprietário.

Segundo dados levantados pelo Instituto da Qualidade Automotiva, cuidados preventivos podem ser até 40% mais econômicos do que a manutenção reparativa.

Esses veículos grandes possuem uma mecânica que deve garantir maior vida útil e segurança para os motoristas que dirigem por horas seguidas, muitas vezes em estradas e caminhos mal conservados.

Veja aqui algumas dicas de manutenção preventiva e prepare-se para viagens tranquilas e seguras!

Cuidado com os pneus

Em veículos pesados, como os caminhões ou outros modelos voltados para o transporte desde a indústria até a agricultura, as cargas costumam ter um peso ainda maior. Isso aumenta a necessidade de atenção a fatores como a suspensão e os pneus.

Por estarem em contato com o solo sofrendo atrito e muitas vezes em condições adversas, os pneus devem ser monitorados e trocados quando necessário, evitando acidentes.

Troque os filtros

A cada troca de óleo, o filtro de óleo do motor também deve ser substituído. O filtro de ar deve ser trocado de acordo com a indicação do fabricante, mas se o motorista estiver constantemente em condições de uso severo, como trânsito ou tráfego em vias não pavimentadas, essa substituição deve ser adiantada.

A mesma dica é válida para o filtro de ar da cabine (ar condicionado), pois ele interfere diretamente na saúde e no bem-estar do motorista, principalmente para quem passa várias horas dentro do caminhão.

No caso dos filtros de combustível, a indicação é fazer a troca de acordo com os prazos estabelecidos pelo fabricante ou da montadora.

Verifique o óleo do motor

O óleo do motor ajuda no funcionamento do caminhão, garantindo maior segurança ao motorista.

O óleo deve ser verificado com frequência, utilizando a vareta para analisar o nível. Se o nível estiver abaixo do mínimo, você deve completar com óleo ou aditivação suplementar.

Se for verificado que o óleo está sujo ou com formação de borras, isso indica problemas mecânicos. Se o nível estiver abaixo do mínimo, pior ainda, pode haver vazamentos (Link com o Bardahl Prolonga) nas juntas e retentores. Para evitar isso, conheça o Promax Bardahl Prolonga.

A troca do óleo deve ser feita periodicamente (quilometragem ou tempo), de acordo com as orientações do manual do proprietário do caminhão.

Faça a revisão dos freios

Considerado um dos fatores mais críticos para garantir a segurança dos motoristas, deve ser feita uma revisão completa do sistema de frenagem do caminhão.

Além disso, o motorista deve monitorar eventual vazamento e o estado das lonas e tambores. A umidade é um dos principais problemas do fluido de freio, reduzindo a vida útil de válvulas e atuadores.

Veja mais dicas em nosso blog e adquira os produtos Promax Bardahl em nossa loja online.

Banner da Linha Diesel