Tudo o que você deve saber para cuidar bem do seu carro

Dicas para abastecer carro
4 coisas que você deve saber antes de abastecer o seu carro
12 de abril de 2019
Cuidados com carro flex
4 cuidados que o seu carro flex precisa
18 de abril de 2019
Guia de Manutenção

Guia de Manutenção

Ter um carro significa mais autonomia para muitos motoristas. No entanto, é importante perceber que possuir um veículo próprio também implica em alguns gastos além do valor de compra.

De acordo com alguns especialistas, o gasto médio mensal para os proprietários pode chegar a 2% do valor total do veículo. Ou seja, ao comprar um automóvel no valor de R$ 40 mil, seu gasto mensal seria de aproximadamente R$ 800.

Para garantir que o carro mantenha o seu bom funcionamento, é importante que haja esse investimento. Seja em combustível de qualidade, aditivos suplementares e, principalmente, realizando a manutenção preventiva. Isso pode evitar gastos futuros e maior economia no dia a dia.

Manutenção preventiva x Manutenção corretiva

A manutenção preventiva existe exatamente para evitar que seja necessário realizar a manutenção corretiva, que compreende a troca de peças e outros componentes que apresentam falha ou desgaste.

Para manter a manutenção preventiva em dia, é necessário ficar atento ao calendário de troca e procedimentos indicados pela montadora, como a troca dos filtros de combustível, do ar condicionado, troca de óleo, correia dentada, alinhamento, calibragem dos pneus, entre outros

Mais economia no dia a dia

Para conseguir ter ainda mais economia na manutenção do veículo, existem alguns cuidados que você pode ter no seu dia a dia que reduzem os seus gastos. Veja algumas dicas:

Combustível: o combustível é um dos itens responsáveis pelo maior gasto mensal. Para evitar isso, faça a manutenção preventiva, utilizando produtos adequados e de boa qualidade, permitindo que o veículo trabalhe com consumo padrão de fábrica.

Pneus: o alinhamento e o balanceamento são muito importantes para aumentar a vida útil dos seus pneus. Além disso, não deixe de fazer a calibragem semanalmente – verificando também os estepes a cada dois meses.

Sobrepeso: carregar uma carga maior do que o recomendado também é prejudicial para o seu veículo. Muito peso exige mais força do motor, podendo sobrecarregá-lo, além de prejudicar a suspensão, sem contar o aumento do consumo de combustível.

Ar condicionado: durante o verão, o ar condicionado é um dos heróis no trânsito. Porém, seu uso exige mais do motor e aumenta o consumo de combustível. Isso não quer dizer que você não possa usá-lo! Para reduzir o consumo, ande com o carro por um tempo antes de ligá-lo, para o ar quente sair, e então feche as janelas.

Cuidado com a marcha: no Manual do Proprietário estão as informações que você precisa saber quando é necessário trocar de marcha. Afinal, andar com a marcha errada aumenta o desgaste do veículo e o consumo de combustível.

Freio: é importante ficar atento ao nível do fluido de freio. Se estiver baixo, pode indicar desgaste das pastilhas.

Amortecedor: se houver barulho excessivo, verifique se há algum vazamento de óleo. Em caso positivo, é necessário a troca.

Quer saber mais sobre manutenção do seu carro? Veja as outras publicações em nosso blog e encontre os produtos que você precisa na Loja Promax Bardahl!

Aditivos e óleos de mtoro