O que são aditivos suplementares e como eles podem ajudar o seu carro?

Diferença entre Lubrificantes
Qual é a diferença entre lubrificante mineral, sintético e semissintético?
18 de fevereiro de 2019
Como funciona a classificação de óleo de motor?
Como funciona a classificação de óleo de motor
18 de fevereiro de 2019
O que são aditivos suplementares
O que são aditivos suplementares e como eles podem ajudar o seu carro?

Usar um óleo lubrificante de boa qualidade ajuda a garantir uma vida útil maior ao motor do seu veículo. Ele contém as principais especificações indicadas pelas montadoras, incluindo alguns aditivos para preservar a performance do seu veículo.

Os aditivos definem as particularidades do uso do produto. Eles são substâncias químicas, que, adicionadas a óleos básicos, ajudam a intensificar suas propriedades e diminuir efeitos não desejados. Eles são os componentes responsáveis pela eficiência dos lubrificantes, permitindo que os motores funcionem adequadamente.

Por que usar aditivos suplementares?

Os aditivos podem ser detergentes (limpeza dos componentes do motor), antioxidantes (maior durabilidade do óleo evitando a oxidação), anticorrosivos (diminuem a corrosão na parte interna do motor), antiespumantes (evitam a formação de espuma, que pode gerar falha no sistema de lubrificação do motor), melhoradores do índice de viscosidade (permitem que o lubrificante altere menos a viscosidade, mesmo numa grande variação de temperatura de trabalho ), entre outras características.

Ao usar um aditivo suplementar no óleo do motor, você estará aprimorando uma ou várias dessas propriedades. Desta forma, o óleo lubrificante se manterá eficiente por mais tempo, ajudando seu motor a trabalhar com o mínimo desgaste e o máximo desempenho.

Afinal, uma boa lubrificação é muito importante para garantir a longevidade do motor. Escolher lubrificantes de boa qualidade, efetuar a troca dentro do prazo indicado e fazer uma aditivação suplementar permitem que você tenha sempre a melhor performance do seu veículo.

Carros novos devem usar aditivos suplementares no óleo?

Os aditivos suplementares podem ser usados por todos os carros, incluindo os recém-saídos de fábrica. A partir da primeira troca de óleo, o uso desses aditivos irá garantir que o motor tenha sempre a mesma eficiência de um motor novo.

Afinal, ao contrário do que muitos pensam, esses produtos têm a função não apenas de recuperação do motor ou sistema de injeção do seu carro, mas também de proteção, evitando que ele chegue a situações mais difíceis de reverter. Com isso, você também consegue economizar com a manutenção, diminuindo as chances de imprevistos.

Quando colocar aditivo suplementar no óleo

O aditivo suplementar pode ser adicionado ao óleo lubrificante a cada troca ou na reposição de nível. No entanto, se o prazo para a troca de óleo estiver próximo, é válido fazer a substituição antes de aditivar o óleo. Assim os benefícios poderão ser sentidos por mais tempo.

Se faltar muito tempo para a troca, o aditivo suplementar pode ser usado como reposição, completando o que falta para atingir o nível máximo no reservatório ou retirando uma parte do óleo já presente. É essencial, no entanto, que a quantidade de aditivo respeite a proporção indicada na embalagem.

Quer saber mais sobre óleos lubrificantes e aditivos? Veja mais informações em nosso blog e adquira os produtos Promax Bardahl!

Aditivos e óleos de mtoro