Batida de pino pode causar sérios danos ao motor

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Entenda o que é esse sério problema – também conhecido como motor grilando – e descubra como cuidar do seu veículo a fim de evitar maiores prejuízos

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Se você for da Paraíba, “bater pino” é uma expressão usada para indicar que alguém se acovardou ou se arrependeu e voltou atrás em uma situação.

Caso seja natural do Rio Grande do Sul, “bater o pino” serve para dizer que alguém está passando por problemas mentais ou, no popular, ficou maluco.

Existe um outro significado para “bater pino”, este entendido de norte a sul do Brasil. É quando a expressão é utilizada para descrever o barulho metálico vindo do motor, aquele “toc, toc, toc”, cuja sensação é mesmo de alguma coisa batendo debaixo do capô.

Verdade seja dita, há quem ache o barulho mais parecido com o som emitido pelo grilo. Daí surgiu a expressão “motor grilando”.

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Nem Pino, Nem Grilo

Independentemente do nome, o caso é um só. Na verdade, não se trata de pino nenhum batendo, muito menos de um inseto morando no motor do veículo. O problema ocorre por conta de uma combustão anormal da gasolina.

Os principais fatores para essa queima desregulada de combustível, que gera essa pré-ignição, podem ser a carbonização na câmara de combustão, com depósito de resíduos na cabeça do pistão; o combustível de baixa octanagem; ponto de ignição desregulado – mais comum em veículos antigos ou o excesso de aquecimento do motor.

Risco de Retífica

Devido à elevada temperatura na câmara de combustão, a pré-ignição pode danificar a cabeça de pistões e/ou anéis. Se isso ocorrer, não tem jeito. A única solução será uma retífica do motor. Prejuízo na certa!

Outros efeitos de um motor “batendo pino” são a perda de potência e o aumento no consumo de combustível. E como o motor trabalhará de forma desregulada, a emissão de poluentes também será elevada.

Cuide do Combustível

Dentre os riscos da pré-ignição ligados diretamente aos cuidados do condutor estão o combustível. Além de abastecer em um posto de confiança, há produtos que podem ajudar, como o Fuel Special Cleaner 6 em 1, considerado o aditivo mais poderoso do mercado para carros a gasolina, etanol e flex.

Produzido pela Promax Bardahl, o Fuel Special Cleaner 6 em 1 promove a limpeza total nos bicos injetores sujos, principalmente os de injeção direta, o que proporciona economia no consumo de combustível e pode ser observado em veículos que possuem computador de bordo, além da redução na emissão de poluentes.

Devido a ação descarbonizante, remove os depósitos da câmara de combustão que podem causar a pré-ignição ou a detonação (“batida de pino”), proporcionando a máxima potência ao motor. E ainda conta com a exclusiva película de ação polar, que forma uma camada de proteção em todo o sistema de alimentação, capaz de reduzir o atrito das peças móveis, como bomba de combustível, bicos injetores, válvulas e anéis do pistão.

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