Qual é a diferença entre lubrificante mineral, sintético e semissintético?

Bardahl B12 Plus: Por que utilizá-lo em seu carro?
Bardahl B12 Plus: Por que utilizá-lo em seu carro?
21 de janeiro de 2019
O que são aditivos suplementares
O que são aditivos suplementares e como eles podem ajudar o seu carro?
18 de fevereiro de 2019
Diferença entre Lubrificantes

Diferença entre Lubrificantes
Os óleos lubrificantes para motor são substâncias químicas formadas por vários componentes. Eles têm como função a redução de atrito, evitar o desgaste dentro do motor, diminuir o calor, fazer a limpeza interna do motor e mantê-lo limpo, além de outras funções.

Essencialmente, eles possuem óleos básicos e aditivos, que ajudam a lubrificar as peças do motor, evitando o contato direto entre as superfícies de metal, além de proteger os componentes e refrigerar o sistema com mais eficiência.

Com isso, os óleos podem ser diferentes quanto aos aditivos que contêm e a sua base, que pode ser mineral, sintética ou semissintética.

Base mineral

Os óleos lubrificantes de base mineral são produzidos a partir da separação de componentes do petróleo. Ele é a versão mais “bruta”, entre as demais opções. Em seu processo de refino, caracteriza-se pela destilação de hidrocarbonetos por separação.

Ele possui baixa resistência à oxidação, que pode ser melhorada apenas com aditivos. Em relação ao grau de viscosidade dos óleos para motor, ele é o que apresenta a maior entre as três opções.

Base sintética

Os óleos de base sintética são produzidos através de uma reação e síntese química, oferecendo um controle maior para a sua fabricação e permitindo que se possa fazer vários produtos com propriedades diferentes. Isso também os torna mais estáveis, com uma resistência ainda maior ao envelhecimento.

Sua base nem sempre será mineral (do petróleo), podendo ser fabricado a partir de outras bases, inclusive vegetais. Seu grau de viscosidade também é menor, o que pode trazer maior economia de combustível.

Base semissintética

Já os óleos de base semissintética são uma mistura entre as duas opções anteriores. A sua composição abrange óleo mineral e sintético, unindo os benefícios desses dois produtos.

A otimização dessas propriedades torna o produto mais completo e diminui o seu custo, uma vez que a matéria prima de base sintética tem um valor mais elevado.

Qual escolher?

O melhor óleo lubrificante para o seu veículo é aquele indicado no manual do proprietário do veículo.

Os óleos recomendados para os novos modelos de veículos são os sintéticos e semissintéticos, que atendem normas e aprovações das montadoras, tais como resistência à oxidação, economia de combustível, entre outras.

Quer saber mais sobre óleos lubrificantes e os melhores aditivos suplementares? Veja mais informações em nosso blog e adquira os produtos Promax Bardahl!

Óleos de Motor