Construir um trânsito mais seguro é responsabilidade de todos. Por isso, a ação do Maio Amarelo foi criada com o objetivo de diminuir a violência entre motoristas e pedestres e os acidentes entre veículos. Para isso, educação é a regra básica.
Para que as práticas no trânsito se tornem cada vez menos perigosas e mais humanizadas, ninguém precisa inventar a roda. Se cada um refletir de modo coletivo, deixando a ideia de exclusivismo de lado, tudo ficará mais fácil.
Vale a máxima: trate os outros como você gostaria de ser tratado.
Cabe a cada um de nós melhorar o trânsito e isso passa também pela comunicação. Seja da forma como falamos com motoristas e pedestres, do modo como sinalizamos nossas ações dentro do veículo, se manuseamos o celular ao volante, tudo faz diferença. Vamos detalhar esses três pontos:
1 – CUIDADO COM A BUZINA E NÃO OFENDA!
Todo mundo já se estressou no trânsito. Isso é um fato. E, provavelmente, a maioria enfiou a mão na buzina ou, pior, xingou como se não houvesse amanhã. Esse tipo de atitude não resolve o problema, mas pode criar outro, descambando uma situação corriqueira numa eventual briga.
Tenha paciência: a buzina é item obrigatório e deve ser utilizada quando for necessário, para chamar a atenção de outro motorista ou pedestre. Use com moderação. Ah, e ofender? Jamais.
2 – A SETA NÃO MORDE
Já ouviu aquela piada sobre o carro que não tem seta é mais barato? É muito usada quando o motorista da frente vira sem sinalizar. Age como se apenas ele estivesse na via pública. Uma comunicação eficiente entre os condutores evita acidentes. Por isso, o uso correto das setas é um sinal de respeito para com quem vem de trás e precisa de um tempo para reduzir a velocidade ou frear. Outro ponto importante no quesito sinalização é sempre rodar com o farol baixo aceso.
3 – MÃOS NO VOLANTE, NÃO NO CELULAR
É regra, a multa é uma facada e mesmo assim muita gente parece ter o smartphone grudado nas mãos. Se a ligação ou mensagem for urgente, estacione e desligue o veículo para manusear o celular. As conexões via bluetooth e sistemas nos quais o carro “faz a leitura” facilitam as coisas. Mesmo assim, é preciso muito cuidado para não se distrair e correr o risco de um acidente.
Além desses três pontos relacionados à comunicação, nunca se esqueça de:
1) manter uma distância segura de outros carros;
2) usar o cinto e os equipamentos de segurança e verificar se todos os passageiros estão usando;
3) respeitar a sinalização;
4) não estacionar em locais proibidos ou em fila dupla;
5) respeitar os limites de velocidade das ruas e estradas;
6) respeitar a faixa de pedestres;
7) fazer as manutenções periódicas do veículo.
Leia também:
👉 5 dicas de manutenção preventiva
👉 Como economizar na manutenção do seu carro novo
👉 Cuidados com o carro protegem o meio ambiente
Na hora da revisão do veículo, conte com a Promax Bardahl. Com 68 anos de experiência e liderança no mercado automotivo brasileiro, conta com uma linha completa de produtos desenvolvidos para o seu veículo funcionar de forma segura, eficiente e econômica.
Para mais informações, clique aqui!