Cuidados com o carro protegem o meio ambiente

Carro com vidros abertos gasta mais combustível?
Carro com vidros abertos gasta mais combustível?
11 de janeiro de 2022
Promax Bardahl auxilia a economizar combustível
4 de fevereiro de 2022

Entenda os riscos de rodar com um veículo precisando de manutenção e porque o bom funcionamento fazem a diferença

Cuidados com o carro protegem o meio ambiente

Cuidar do planeta é uma necessidade urgente e vem amplamente sendo discutido nas conferências sobre mudança de clima. Os alertas sobre problemas em relação ao aquecimento global em função dos gases de efeito estufa não são de hoje e chegou a hora de tomar uma atitude sobre a responsabilidade de cada um nesse processo. Se você é proprietário de um veículo e nunca parou para pensar o que pode fazer para ajudar a cuidar do meio ambiente, esse artigo é para você.

Primeiro, vamos enumerar 12 problemas decorrentes de um veículo com problemas mecânicos, precisando de manutenção ou mal conduzido:

1 – Emissão de fumaça e fuligem do escapamento.

2 – Queima excessiva de combustível.

3 – Evaporação de combustível por perda de eficiência nas vedações (emissões evaporativas).

4 –Aumento no consumo de combustível, por acúmulo de resíduos nos pistões e câmara de combustão.

5 – Substituição e descarte dos fluídos fora das normas para não agredirem o meio ambiente.

6 – Freadas bruscas e ‘cantar’ os pneus.

7 –Não seguir a indicação da luz do painel e trocar a marcha na rotação incorreta.

8- Constantes reduções de marcha e acelerações bruscas.

9 – Paradas prolongadas com o motor em marcha lenta.

10 – Manter o veículo parado com aceleração constante.

11 – Deixar o veículo funcionando em garagens ou ambientes fechados.

12 – Não fazer revisão e manutenção periódica do veículo.

Leia também:

👉 Respostas diretas para perguntas básicas;
👉
Carros elétricos precisam de lubrificantes?;
👉
Batida de pino pode causar sérios danos ao motor.

CATALISADOR

Ficar atento a esses 12 problemas fará muita diferença, mas é importante atentar para as luzes indicativas no painel e para o catalisador. Também conhecido como conversor catalítico, sua função é transformar substâncias nocivas oriundas da combustão que passam pelo escapamento em resíduos menos prejudiciais. Basicamente, trabalha para converter “gases poluentes” como monóxido de carbono, monóxido e dióxido de nitrogênio e hidrocarbonetos em dióxido de carbono e vapor de água.

Ou seja, cuidar bem do catalisador é cuidar da saúde das pessoas e do planeta, já que ele elimina até 98% dos agentes poluentes gerados pela combustão. Manutenção preventiva faz toda a diferença para que a peça tenha sua plena vida útil, estimada em 5 anos ou 80 mil km. Abastecer com combustíveis em postos confiáveis também ajuda contra o risco de entupimentos do sistema e diminuição da sua vida útil.

Além dos combustíveis, a qualidade do óleo lubrificante conta, e muito, para a manutenção do motor e componentes internos. Falando dos aditivos para combustível, que também desempenham papel importante na limpeza do sistema de injeção de combustível, ele garante maior vida útil da peça. A Promax Bardahl conta com uma linha completa de produtos e todos produzidos com matérias primas de altíssima qualidade e tecnologia de ponta.

Na hora de cuidar do seu carro e trocar o óleo, também é importante procurar oficinas e postos especializados. Não somente pela qualidade do serviço e dos produtos oferecidos, como pela garantia de que o óleo velho será descartado de forma adequada, seguindo as leis e normas ambientais.

Com cuidados simples, o condutor terá sempre à disposição um veículo econômico, eficiente e menos poluente. Todo proprietário de veículo tem o dever de ser um amigo do meio ambiente. É bom para o bolso e, principalmente, para o planeta.