Lubrificantes atóxicos garantem processo sem contaminação

Quando deve ser feita a higienização do ar condicionado automotivo?
Quando deve ser feita a higienização do ar condicionado?
22 de janeiro de 2020
Conheça as funcionalidades do condicionador de metais
Conheça as funções do condicionador de metais
29 de janeiro de 2020
Lubrificantes atóxicos garantem processo sem contaminação de alimentos e bebidas

A Promax Bardahl produz uma linha completa de óleos e graxas atóxicas que, em caso de contato acidental com o produto, não causam prejuízo ao processo, nem inviabilizam seu consumo. Empresa é uma das primeiras do Brasil a receber certificação internacional para produção desta linha

Quando abrimos a embalagem de um alimento industrializado, raramente, ou nunca, paramos para pensar como ele é feito. Mas deveríamos. Afinal, do pão à cerveja, todos passam por máquinas. E máquinas precisam de óleos ou graxas para funcionar. A boa notícia é que o Brasil conta com tecnologia para evitar contaminação no processo de produção, mesmo em caso de, acidentalmente, o lubrificante entrar em contato com o produto na fábrica.

Há 13 anos, a Promax Bardahl atua na fabricação de lubrificantes e graxas da categoria H1 (que pode ter contato acidental com o alimento, sem prejuízo ao processo). A empresa é uma das primeiras fabricantes brasileiras a receber o certificado da NSF International, em função de atender integralmente as exigências da Resolução número 804, de 20 de dezembro de 2019, da Agência Nacional do Petróleo (ANP), para a fabricação de produtos de grau alimentício, de acordo com a ISO 21469 (Segurança de máquinas - Lubrificantes com contato acidental com o produto - Exigências de higiene).

Para ter uma planta certificada para fabricar produtos da categoria H1, a Promax Bardahl construiu uma estrutura que se assemelha a indústria farmacêutica. “Estamos entre os primeiros a ter uma planta certificada no Brasil e uma das 28 no mundo. Isso prova que nossa fábrica atende aos padrões mais exigentes que existem. Nossa área de fabricação de produtos de grau alimentício pode ser comparada a uma sala cirúrgica, com nível praticamente zero de contaminação”, compara Marcelo Escarabajal, diretor executivo da empresa.

Aditivo anticongelante atóxico - Um exemplo de produto com utilização segura para a indústria alimentícia é o KELUBE PG COOLANT, um aditivo atóxico anticongelante e concentrado, à base de Propilenoglicol. É aplicado em pontos onde podem ocorrer contatos incidentais com produtos durante seus processos de fabricação. 

Atualmente, a Promax Bardahl atua no mercado alimentício com uma linha completa de graxas, desengripantes em aerosol, lubrificantes hidráulicos para bombas de vácuo e correntes de fornos, sopradores, redutores, compressores e produtos de limpeza. Entre seus clientes estão alguns dos maiores representantes das indústrias de bebidas, frigoríficos (aves, suínos), alimentos (chocolates, balas, biscoito), ração, farmacêutica, cosméticos e usinas de açúcar.

Banner de Produtos Industriais