Quando deve ser feita a higienização do ar condicionado?

Cuidados com o limpador de para-brisa
Cuidados com o limpador de para-brisa
16 de janeiro de 2020
Lubrificantes atóxicos garantem processo sem contaminação de alimentos e bebidas
Lubrificantes atóxicos garantem processo sem contaminação
27 de janeiro de 2020
Quando deve ser feita a higienização do ar condicionado automotivo?

Tire suas dúvidas sobre a limpeza do ar do seu veículo

Quando deve ser feita a higienização do ar condicionado automotivo?

Em um país com um clima de temperaturas tão altas como o Brasil, é praticamente obrigatória a utilização do ar condicionado veicular - principalmente para as pessoas que costumam passar boa parte de seu dia enfrentando o trânsito.

Para aproveitar mais os benefícios que o ar condicionado pode proporcionar, é importante não esquecer de fazer a higienização para manter o ambiente agradável em sua próxima viagem. 

Que tal aproveitar o post de hoje para saber um pouco mais sobre como deve ser feita a higienização do ar condicionado do seu veículo? Você sabia que se a limpeza do ar condicionado não for feita corretamente, pode ocasionar problemas sérios à saúde? Então,  fique ligado em nossas dicas. 

 

Sinais de que deve ser feita uma boa limpeza

A recomendação é que a limpeza do ar condicionado automotivo seja feita a cada seis meses e a manutenção a cada 30 mil quilômetros rodados. Entretanto, alguns sinais podem antecipar essa necessidade. Entenda a seguir!

 

Mau cheiro

Um dos principais indicadores da necessidade da higienização do ar condicionado automotivo é o odor desagradável, ocasionado pelo acúmulo de ácaros, fungos e bactérias nos filtros de ar do sistema de refrigeração. Caso não haja a limpeza o quanto antes , eles se desenvolvem e criam colônias e espalham um cheio desagradável por todo o veículo.

 

Dificuldade de ventilação

O filtro de ar sujo pode atrapalhar a passagem de ar, comprometendo a eficiência do equipamento. Isso provoca dificuldade na ventilação e pode indicar o momento da realização de uma boa limpeza. Logo, para atingir a temperatura desejada, o sistema precisa ficar ligado em uma potência maior, ocasionando maior consumo de combustível e bateria.

 

Quando deve ser feita a higienização do ar condicionado automotivo?

Consulte o manual

Ao adquirir um carro, é fundamental ficar atento ao modo de uso e as dicas de manutenção constantes no manual. Uma dica é remover folhas e sujeiras que possam obstruir a entrada de ar em frente ao para-brisa.

 

Evite deixar o ar condicionado desligado por muito tempo

Quando o ar condicionado permanece desligado por muito tempo, favorece acúmulo de poeira nos componentes. Ligue o ar pelo menos uma vez por semana.

 

Dissipe o ar quente antes de ligar o ar condicionado do carro

No Brasil, a maior utilização do ar condicionado é em dias de bastante calor. Entretanto, são em dias assim que o cuidado deve ser redobrado ao usar o sistema. O ideal é sempre dispersar o ar quente do veículo antes de ligá-lo. Por isso, ao entrar no carro, abra as janelas e rode por um tempo até amenizar a temperatura interna.

 

Uso de produtos específicos

A manutenção preventiva de seu veículo deve ser realizada por profissionais capacitados, mas nada impede que o proprietário tenha cuidado com o veículo e utilize produtos como o Bardahl Clean - notificado pela Anvisa - que funciona como um limpador de sistemas de ar condicionado e ventilação. O Bardahl Clean é um produto em aerosol que pulveriza as saídas de ar e mantém o veículo limpo e cheiroso.

Para utilizar o produto, comece ligando o motor do carro e, em seguida, acione o ar condicionado na ventilação máxima fria na função recirculação interna. Acione o produto no assoalho do lado do passageiro. Feche as portas do veículo e aguarde até que todo o líquido seja vaporizado. Esse processo leva em média 5 minutos.

Em seguida, desligue o motor e aguarde 10 minutos para usá-lo o carro novamente. Se necessário, remover o excesso de produto com um pano seco.

Quer conhecer mais? Continue acompanhando nossas publicações no Blog Bardahl. 

 

Aditivos e óleos de mtoro