Manutenções preditiva e preventiva não deixam nenhuma máquina parada.

Você sabia que o mercado de carros híbridos vem crescendo no Brasil?
19 de setembro de 2022
Picapes estão mais modernas, confortáveis e na moda.
6 de outubro de 2022

Com a chegada do final do ano e a intensificação da produção, estruturar um cronograma de manutenção é um diferencial para maximizar produtividade e gerar lucros.

WhatsApp Image 2022-09-26 at 14.23.13 (1)

Para garantir o pleno funcionamento dos equipamentos, há dois métodos eficientes de manutenção, preditiva e preventiva. Embora ambas sejam de fundamental importância, principalmente para empresas cuja produção não pode parar, é importante entender a particularidade de cada uma.

MANUTENÇÃO PREDITIVA: Sua função é analisar e detectar sinais de desgaste no equipamento prevenindo falhas. Desta forma, por meio do monitoramento e gerenciamento das máquinas, lubrificantes e peças, é possível prever os problemas antes que eles ocorram.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA: Esse método é periódico e inclui lubrificação, trocas previstas de peças ou componentes, limpeza, entre outros, com base nas informações fornecidas pelo fabricante do equipamento, e consta no manual de manutenção.

A expressão usual: máquina parada é prejuízo, é tão comum quanto verdadeira. Trata-se, na verdade, de um duplo prejuízo. Perde-se com a interrupção da produção e com os custos do conserto do equipamento.

MENOS GASTOS MAIS LUCROS

Manutenção, especialmente a preventiva, é garantia de ter a máquina funcionando dentro da normalidade. Por exemplo, se a troca de óleo for feita dentro do período correto e com produtos de qualidade, menores serão as chances de ocorrerem falhas por lubrificação.

Leia também:

👉 Linha Kelube atende vários setores industriais
👉 Os lubrificantes sintéticos nas indústrias
👉 Aditivo para diesel protege máquinas agrícolas

Outro fator importante é entender que cada lubrificante tem sua aplicação correta. Por isso, conhecer o equipamento e consultar o manual do fabricante, evita problemas com um eventual uso de produto inapropriado.

Estabelecer um plano de manutenção deve ser uma estratégia de todas as empresas. Respeitar o cronograma de manutenção preventiva para cada equipamento permite, inclusive, entender o melhor momento para agendar as paradas programadas para cada máquina.

KELUBE

A Promax Bardahl atua no segmento desde a década de 1970 e desenvolve produtos para que a produção nacional não pare. Um exemplo é a linha de lubrificantes especiais Kelube, voltados para as indústrias de alimentos, bebidas, farmacêuticas, cosméticos, têxtil, gráfica, papel e celulose, embalagens, mineração, entre outras.

Desenvolvida para ser versátil, a qualidade da linha Kelube se mostra no atendimento de excepcionalidades de diferentes tipos de maquinários que trabalham em regimes severos de temperatura (muito alta ou extremamente baixa) e carga, além de locais com vapores químicos, entre outros.

Saiba mais clicando aqui!