Manutenções preditiva e preventiva não deixam nenhuma máquina parada.
27 de setembro de 2022
Detetive Bardahl e Turminha Brava estão de volta.
18 de outubro de 2022

Veículos utilitários ganham mercado e as ruas das cidades e, assim como os carros de passeio, precisam de cuidados e contam com produtos específicos para o motor.

pickup (2)

O ano é 1979. A Fiat lança o 147 Pickup e inaugura o segmento de pequenos utilitários derivados de automóveis no Brasil. A partir daí, as caminhonetes nunca mais seriam as mesmas. Passavam a ser picapes.

Ao longo de 43 anos, esses modelos deixaram de ser destinados apenas para transporte de carga, com foco principal no meio rural, e ganharam status de veículos off-road com estilo esportivo.

Nos últimos anos, as picapes têm ganhado conforto, tecnologia e mercado. Hoje, rodam bem tanto no trabalho do campo quanto nas ruas das cidades, independentemente se são modelos pequenos, médios ou grandes.

Segundo os números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em 2021 foram comercializadas quase 360 mil unidades, 25,2% a mais em relação ao ano anterior.

O sucesso desses modelos, desde o compacto Fiat Strada, passando pelo “primo” Fiat Toro e seus companheiros mais parrudos, como Toyota Hilux, Volkswagen Amarok, Ford Ranger, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton e Chevrolet S10, se explica.

Motores melhores na relação potência/economia, conforto e maior espaço interno, cabine dupla, segurança e muita tecnologia aliada a conectividade têm atraído um público que antes se encantava apenas com os SUVs. Em resumo, as picapes evoluíram, aproximando-se cada vez mais do conforto dos carros de passeio.

Leia também:

👉 Mantenha o sistema de injeção limpo para economizar diesel.
👉 O diesel melhorou, mas as bactérias estão mais resistentes
👉 Conheça o lubrificante ideal para sua Picape e SUV

Se as picapes estão mais bonitas, tecnológicas e adaptadas para rodar no ambiente urbano, os cuidados com a lubrificação do motor também precisam acompanhar essa evolução. Pelo menos é isso que faz a Promax Bardahl, desenvolvendo produtos para atender esse nicho de mercado.

Podemos citar como exemplo o B12 PREMIUM, produto para cárter de motores movidos a gasolina, etanol, bicombustíveis e diesel desenvolvido especialmente para picapes, SUVs e Vans. Sua ação prolonga a vida útil do motor e do óleo, reduzindo o desgaste das peças em mais de 90%, ao criar uma película lubrificante separadora, de atração polar, que resiste às mais elevadas pressões e temperaturas.

Com isso, protege todas as peças do motor contra oxidação e reduz o consumo de óleo lubrificante. No caso dos veículos com motores a diesel, além de ser compatível, evita o entupimento prematuro do filtro de material particulado (DPF), responsável pela baixa emissão de gases.

Saiba mais clicando aqui!