Motores tecnológicos exigem lubrificantes modernos

Entenda porque é preciso utilizar os novos óleos API SP para prevenir problemas nos motores.
Carro Tecnológico
Carro Tecnológico

Os carros trazem, cada vez mais, tecnologia embarcada. Em nome do conforto e praticidade, o motorista dispõe de recursos que levam a conectividade das casas para as ruas. O que muita gente nem imagina é que a tecnologia embarcada nos veículos chegam em peças que jamais foram pensadas pelo motorista. No caso dos motores, isso é tão real quanto importante, especialmente quando o assunto é manutenção.

Para aliar desempenho à economia de combustível, sem descuidar do meio ambiente e com emissão de menos poluentes, os motores foram atualizados. Se você nunca ouviu falar do termo “downsizing”, saiba que ele é usado na indústria automotiva para tratar da redução do tamanho e no número de cilindros, porém, melhorando a potência e o torque do motor. Isso é possível graças a adoção de tecnologias como turbo, injeção direta, redução de peso e outras soluções de engenharia.

Importante entender que estes novos motores, com foco na economia decombustível, necessitam de lubrificantes de alto desempenho. Fatores como aredução do tamanho do motor, turboalimentação, injeção direta de gasolina (GDI ou TGDI), tempo de abertura de válvula variável e a introdução de tecnologias “Start-Stop”e híbridas demandam lubrificantes com viscosidades mais baixa, SAE 5W-30, 5W-20, 0W-20 e, no futuro breve, SAE 0W-16.

Leia também:

👉 Entenda a diferença entre o aditivo vendido em frasco e a gasolina aditivada
👉
O aditivo mais poderoso do mercado
👉 5 dicas que ajudam a reduzir a emissão de poluentes

Esses óleos lubrificantes de última geração são da linha API SP, disponíveis desde maio de 2020. São produtos com tecnologia avançada e considerada a mais moderna do mercado, e vêm para atender às demandas e solucionar eventuais falhas que surgem com os novos motores, em especial o LSPI (Low Speed Pré-Ignition), problemas de ignição espontânea em baixa velocidade.

O LSPI ocorre em função da combustão descontrolada causada pelas pressões mais altas no cilindro, comuns nestes motores, em condições de baixa velocidade e alto torque. Ou seja, quando a explosão no interior do cilindro ocorre antes do pistão estar na sua posição apropriada, pode acarretar em quebra destes componentes do motor.

Por isso o uso do óleo correto é tão importante. A linha API SP foi desenvolvida justamente para atender os padrões de exigência dos motores downsizing, com menor viscosidade e maior capacidade de lubrificação e proteção dos componentes de acordo com as novas exigências dos fabricantes.

Compartilhe:

Veja também

Óleo para câmbio CVT

Óleo para câmbio CVT: diferenças técnicas e recomendações Bardahl

O fluido CVT controla atrito, temperatura e pressão das polias; usar produto errado causa trancos, patinação, ruídos e risco de quebra.
Man try to fix a car engine problem on a local road Chiang mai Thailand - people with car problem transportation concept

Saúde do carro em dia: 6 dicas infalíveis para cuidar do seu motor

Tecnologia avança no mercado brasileiro e exige atenção à manutenção e aos produtos utilizados
óleo 5W30 para motor

Guia Definitivo do Óleo 5W30: Aplicações, Vantagens e Manutenção

O 5W30 é um óleo sintético versátil para motores modernos, com rápida lubrificação a frio, menor atrito, economia de combustível e proteção em climas variados.
Óleo 15W-40: Ideal para Motores Diesel, SUVs e Caminhões

Óleo 15W-40: indicado para caminhões, ônibus, SUVs e veículos a diesel

O 15W-40 é indicado para motores a diesel em uso severo (caminhões, utilitários, máquinas), com película resistente e proteção térmica.

Mais lidas

Inscreva-se na nossa newsletter