Carro Fumando Blog
Fique atento com a fumaça e vazamento no seu carro
12 de novembro de 2020
Carro Tecnológico
Motores tecnológicos exigem lubrificantes modernos
30 de novembro de 2020

O etanol traz inúmeras vantagens para os motoristas. É um combustível sustentável e mais limpo, além de, em alguns estados, ter o menor preço em relação à gasolina. Porém, é preciso saber que o uso frequente corre riscos de corrosão às peças do motor

A importância de cuidar bem do motor do seu carro flex

O etanol faz parte da vida do motorista brasileiro desde 1979, quando foram lançados os primeiros veículos movidos 100% pelo combustível derivado da cana de açúcar, popularmente conhecido como álcool.

A intensificação no uso do etanol só veio mesmo a partir de 2003, com a chegada ao mercado dos veículos bicombustíveis, que podem escolher rodar com gasolina, etanol ou sua mistura em qualquer proporção. Atualmente, os carros flex são os de maior preferência pelos brasileiros e estão presentes nas ruas, avenidas e estradas pelo país afora.

Relatório da frota circulante feito pelo sindipeças o ano passado, aponta que os veículos flex representaram 67,1% da frota total, com expectativa de crescimento em 2020.

Combustível mais limpo e renovável e até mais barato

Veículos movidos pelo biocombustível de cana-de-açúcar trazem vantagens. Afinal, se trata de uma opção limpa, renovável e sustentável de geração de energia,além do menor preço na bomba em relação à gasolina.

No dia a dia, o motorista precisa ficar atento aos cuidados com o motor constantemente abastecido com etanol.

Os maiores problemas referentes à corrosão de peças do motor pelo uso prolongado do etanol têm sido atenuados ao longos dos anos, mas danos ainda podem ocorrer, especialmente em casos de combustível de má qualidade e fora da especificação da ANP, com teor de água acima do permitido.

Leia também:

👉 Entenda a diferença entre o aditivo vendido em frasco e a gasolina aditivada
👉
O aditivo mais poderoso do mercado
👉 5 dicas que ajudam a reduzir a emissão de poluentes

Cuidados contra a corrosão

Segundo especialistas, o uso prolongado do etanol pode provocar a formação de resíduos e causar corrosão nos bicos injetores, bomba e filtro de combustível, além dos sensores eletrônicos como medidor de nível do combustível.

Para evitar esses problemas, além de abastecer em postos de confiança, o motorista pode lançar mão de produtos que auxiliam na conservação dessas peças.

Aditivos exclusivos para etanol

A Promax Bardahl tem dois produtos específicos para combater a corrosão: o Bardahl Proal e o Bardahl Flex.

O Bardahl Proal é indicado para veículos com motores a etanol. Limpa e protege os bicos injetores, as válvulas, carburadores e outros componentes do sistema de injeção, principalmente da formação do famoso “gel de alumínio”, diminuindo, consequentemente, custos com manutenção. Também agrega características lubrificantes ao etanol, de modo a proteger todo o sistema de alimentação relacionado ao tanque de combustível. Deve ser utilizado em todo abastecimento. A indicação é adicionar um frasco de 200 ml para 60 litros de ‘álcool’.

Aditivos para motores flex

Outra opção é o aditivo de combustível Bardahl Flex. Como o próprio nome indica, atua tanto em motores abastecidos com etanol ou gasolina. Seu agente detergente e dispersante evita a formação de depósitos nas válvulas e bicos injetores, reduzindo assim o consumo excessivo de combustível e a emissão de poluentes. Com isso, proporciona uma combustão mais completa. Também confere efeito lubrificante ao etanol, o que reduz o desgaste e mantém anéis e válvulas sempre lubrificados.

A recomendação é adicionar um frasco de 200 ML de Flex  a cada 60 litros de gasolina, etanol ou qualquer proporção da mistura destes a cada abastecimento.

A importância de cuidar bem do motor do seu carro flex