Motores tecnológicos exigem lubrificantes modernos

A importância de cuidar bem do motor do seu carro flex
A importância de cuidar bem do motor do seu carro flex
19 de novembro de 2020
Motor em Combustão
Cuide do motor a diesel: garanta eficiência e economia
10 de dezembro de 2020

Veículos com motores diesel têm como principais atrativos, o baixo consumo de combustível e aceleração mais potente.

Carro Tecnológico

Os carros trazem, cada vez mais, tecnologia embarcada. Em nome do conforto e praticidade, o motorista dispõe de recursos que levam a conectividade das casas para as ruas. O que muita gente nem imagina é que a tecnologia embarcada nos veículos chegam em peças que jamais foram pensadas pelo motorista. No caso dos motores, isso é tão real quanto importante, especialmente quando o assunto é manutenção.

Para aliar desempenho à economia de combustível, sem descuidar do meio ambiente e com emissão de menos poluentes, os motores foram atualizados. Se você nunca ouviu falar do termo “downsizing”, saiba que ele é usado na indústria automotiva para tratar da redução do tamanho e no número de cilindros, porém, melhorando a potência e o torque do motor. Isso é possível graças a adoção de tecnologias como turbo, injeção direta, redução de peso e outras soluções de engenharia.

Importante entender que estes novos motores, com foco na economia decombustível, necessitam de lubrificantes de alto desempenho. Fatores como aredução do tamanho do motor, turboalimentação, injeção direta de gasolina (GDI ou TGDI), tempo de abertura de válvula variável e a introdução de tecnologias “Start-Stop”e híbridas demandam lubrificantes com viscosidades mais baixa, SAE 5W-30, 5W-20, 0W-20 e, no futuro breve, SAE 0W-16.

Leia também:

👉 Entenda a diferença entre o aditivo vendido em frasco e a gasolina aditivada
👉
O aditivo mais poderoso do mercado
👉 5 dicas que ajudam a reduzir a emissão de poluentes

Esses óleos lubrificantes de última geração são da linha API SP, disponíveis desde maio de 2020. São produtos com tecnologia avançada e considerada a mais moderna do mercado, e vêm para atender às demandas e solucionar eventuais falhas que surgem com os novos motores, em especial o LSPI (Low Speed Pré-Ignition), problemas de ignição espontânea em baixa velocidade.

O LSPI ocorre em função da combustão descontrolada causada pelas pressões mais altas no cilindro, comuns nestes motores, em condições de baixa velocidade e alto torque. Ou seja, quando a explosão no interior do cilindro ocorre antes do pistão estar na sua posição apropriada, pode acarretar em quebra destes componentes do motor.

Por isso o uso do óleo correto é tão importante. A linha API SP foi desenvolvida justamente para atender os padrões de exigência dos motores downsizing, com menor viscosidade e maior capacidade de lubrificação e proteção dos componentes de acordo com as novas exigências dos fabricantes.

Banner Power Racing