Em setembro de 1995, a Turminha Brava – sucedida pela Motor Gang – foi representada na capa da revista masculina Sexy. Uma das vilãs do desenho que tiravam o sono do Detetive Bardahl, a Drag Car, foi o destaque da publicação há exatos 25 anos. No último sábado (19), o novo site do UOL sobre entretenimento, Splash, relembrou a história.
A Drag Car era uma evolução da Clarimunda, uma das personagens da Turminha Brava entre os anos 1950 e 1990. Em 1993, os desenhos originais feitos nos Estados Unidos foram atualizados no Brasil pela agência de publicidade Denison Propaganda a pedido da Promax Bardhal, dandoorigem à Motor Gang, que estrelava campanhas da marca.
“A Sexy se caracterizava por ser a última das revistas feitas em boteco. Ali, à noite, havia 15 mesas. Ia chegando a turma e essas mesas de madrugada se juntavam. Virava uma reunião de pauta. Muito provavelmente essa capa nasceu ali”, relembra o editor, Palmério Dória, em entrevista a Splash.
Presidente da agência de publicidade, Sergio Amado contou ao portal o que lembra da negociação, mas sem detalhes. O que ele recorda é que o ensaio foi “gratuito”: a Sexy não recebeu das empresas, e Bardahl e Denison não receberam cachê.
Com as partes de acordo, era hora de colocar a mão na massa. Sem a tecnologia da atualidade, os desenhos tiveram que ser feitos de maneira praticamente artesanal. Tomou um bom tempo e resultou em um ensaio relativamente curto: uma ilustração de capa, duas “fotos” e um ou outro desenho dentro da revista.
Confira na íntegra a matéria do repórter Emanuel Colombari para o Splash.