A vilã Drag Car
A vilã que há 25 anos tirava o sono do Detetive Bardahl
21 de setembro de 2020
Compressores
Entenda a importância da troca de óleo dos compressores de ar
1 de outubro de 2020

Para rodar tranquilo e com segurança sobre duas rodas, são necessários cuidados como respeitar o período para troca de óleo, lubrificar componentes como cabos e correntes, usar aditivos, entre outros

O desenvolvimento das empresas de entrega por aplicativos ampliou o uso das motos nas ruas, desde as pequenas como nas grandes cidades. Seja qual for o uso, se roda diariamente ou só aos finais de semana, se é nova ou usada, os cuidados com a moto são de grande importância. Sempre!

A frota de motos no Brasil ficará na casa das 13 milhões, segundo Relatório da Frota Circulante, estudo anual do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores). Consagrada como veículo ágil, econômico e de preços acessíveis, é utilizada tanto para lazer como para atividades profissionais.

Principais cuidados com a moto

O fundamental para cuidar bem da moto é manter o nível de óleo em dia. O período de troca de óleo e a especificação do tipo a ser utilizado devem seguir determinação do manual do proprietário.

Os aditivos, de uso obrigatório e suplementares, também devem ser considerados quando o assunto é o cuidado com a moto. O principal objetivo desses produtos são diminuir o desgaste do motor, reduzir a temperatura de operação, aumentar a vida útil das peças e a economia no consumo de combustível.

Os aditivos obrigatórios para radiador das motos também ajudam na melhoria da performance do sistema de arrefecimento, com maior controle da temperatura para evitar o superaquecimento. Já os aditivos para o combustível, considerados suplementares, fazem a limpeza em todo o sistema de alimentação contribuindo para o baixo consumo de combustível e a redução na emissões de gases poluentes.

Atenção além do motor

Em conjunto com a atenção dada ao motor, outros fatores devem ser levados em conta para o cuidado com a moto.  Entre eles, é preciso destacar: a relação (coroa, pinhão e corrente) deve ser verificada entre 500 a mil quilômetros; os pneus precisam ser calibrados quinzenalmente; cabos e corrente também devem ser lubrificados regularmente;  abastecer com gasolina de confiança; acertar as suspensões e lavar a moto e seus componentes.

Alta qualidade para o cuidado com a moto.

Leia também:

👉 Entenda a diferença entre o aditivo vendido em frasco e a gasolina aditivada
👉 O aditivo mais poderoso do mercado
👉 Seu carro apresenta vazamento e “fumaça” excessiva?

O Aditivo Bardahl B12 Plus contribui na lubrificação do motor e no sistema de transmissão e embreagem, para os quais existe um único reservatório. Para usar o produto em motos, deve-se adicionar na proporção de 10% da capacidade do cárter.

O produto cria uma película lubrificante separadora, de atração polar, que resiste às mais elevadas pressões e temperaturas, garantindo uma perfeita lubrificação nas mais diversas condições de funcionamento. Também prolonga a vida útil do motor, reduzindo o desgaste das peças e prolongando o tempo de ação do óleo lubrificante.

O lubrificante para motor Moto 4T 10W-30 é um óleo semissintético multiviscoso, destinado para cárter de motocicletas 4 tempos. O produto proporciona partidas mais fáceis do motor, reduzindo desgastes; oferece proteção em altas temperaturas; tem aditivos capazes de proteger as engrenagens de transmissão e da embreagem e todas as peças móveis do motor contra o desgaste; tem aditivos antioxidantes que aumentam a resistência do óleo, controlando o aumento de viscosidade e a consequente formação da borra; limpa as superfícies do motor, repelindo a sujeira e neutralizando os ácidos; e possui óleos básicos sintéticos e minerais obtidos por hidro processamento (uso de hidrogênio), o que confere grande estabilidade ao óleo básico e permite maior índice de viscosidade.

Veda Pneu