Aprenda como cuidar da direção hidráulica

Motor com óleo lubrificante
Cuidados ao escolher o aditivo para óleo de motor
9 de outubro de 2020
Emerson Fittipaldi Bardahl
Emerson Fittipaldi pilota carro na F1 com Bardahl
20 de outubro de 2020

Atenção com ruídos da bomba hidráulica e ao nível do reservatório de óleo são importantes para garantir o bom funcionamento do equipamento responsável pela redução de até 80% do esforço do motorista

Direção Hidráulica

Só quem já dirigiu um veículo com direção mecânica sabe o quanto é preciso fazer força no volante para virar a todo momento. E apesar de ter sido lançada comercialmente no ano de 1951, a direção hidráulica ganhou popularidade no Brasil nas últimas duas décadas. Deixou de ser coisa de carro de luxo para marcar presença na grande maioria dos automóveis, inclusive nos chamados populares.

É preciso saber usar

Também chamada de direção assistida, a direção hidráulica tem como principal característica minimizar o esforço do motorista durante as manobras. Simples e eficiente, não requer maiores cuidados no dia a dia, mas é preciso saber usar para evitar problemas. Maus hábitos ao dirigir, como esterçar as rodas repetidamente com o carro parado, forçando a direção ao limite, podem comprometer o bom funcionamento do sistema.

Atenção à bomba hidráulica

Leia também:

👉 Você sabe qual a validade do óleo de motor?
👉 5 dicas essenciais para trocar os fluidos do seu carro
👉 Como fazer a limpeza dos vidros do carro

Um dos principais componentes desse sistema é a bomba hidráulica. Projetada para movimentar o fluido – óleo – por tubulações de alta e baixa pressão até a válvula rotativa, é responsável por produzir a energia que exerce a maior parte do esforço necessário para esterçar as rodas. Desta forma, é preciso ficar atento com eventuais vazamentos, que é um dos defeitos mais comuns.

Seja por problema de fabricação, por desgaste natural ou por mau uso por parte do proprietário, a direção hidráulica não está imune de falhas. Por isso, é preciso verificar sempre o nível do reservatório de óleo. Se estiver abaixo do recomendado, a direção deve ficar pesada e pode começar a fazer barulhos, portanto a reposição do fluido é necessário.

O fluido (tipo ATF) é o responsável pelo bom funcionamento da direção hidráulica

Para assegurar o bom funcionamento da direção hidráulica, responsável pela redução de até 80% do esforço do motorista ao conduzir seu veículo, a Promax tem o Maxlub ATF, especialmente formulado para transmissões automáticas e direção hidráulica de automóveis, caminhões, equipamentos de terraplenagem e movimentação de carga agrícola.

Maxlub ATF está disponível em embalagem de 100 ml para facilitar no momento da reposição. Importante seguir a indicação do período de troca do fluido, que, de acordo com a recomendação do manual do fabricante, pode variar entre 30 e 50 mil quilômetros rodados ou a cada 2 anos. Contudo, é preciso ficar atento para eventuais problemas. Uma dica é observar a cor do fluido. Ele é desenvolvido na cor vermelha para facilitar a percepção do motorista em caso de vazamento, porém, quando está vencido, geralmente apresenta uma coloração mais escura, o que indica a necessidade de troca.

Confira 5 benefícios do Maxlub AFT

1. Antidesgaste: Possui tecnologia de aditivos capaz de proteger contra o desgaste todas as peças.
2. Antioxidante: Possui tecnologia de aditivos antioxidantes, que aumenta a resistência do óleo à oxidação, controlando o aumento de viscosidade e a consequente formação da borra, o que auxilia na manutenção da limpeza do sistema.
3. Melhorador de índice de viscosidade: Mantém a estabilidade da película lubrificante e garante melhor desempenho do veículo nas mais variadas temperaturas.
4. Máxima eficiência: Proporciona funcionamento uniforme do sistema com máxima eficiência na transmissão de força.
5. Antiespumante: Possui ótima resistência à formação de espuma, garantindo o perfeito funcionamento das unidades de transmissão e direção hidráulica.

Aditivos e óleos de mtoro