Você sabe qual a validade do óleo de motor?

Como fazer a limpeza dos vidros do carro
21 de agosto de 2020
Linha Kelube atende vários setores industriais
10 de setembro de 2020

Entenda porque é prejudicial utilizar óleo de motor com prazo de troca vencido

O motor pode ser considerado o coração de um veículo, pois ele é quem fornece toda a energia e consequentemente o movimento. E o óleo de motor pode ser considerado o sangue do motor, pois é um dos principais componentes que garante o funcionamento de forma eficiente e segura.

Na prática, o óleo do motor faz mais do que diminuir o atrito e o desgaste das peças. Além de evitar o contato direto entre duas superfícies metálicas, ele refrigera o motor evitando o superaquecimento. O que poucos imaginam é que o lubrificante também faz a limpeza de impurezas resultantes do funcionamento do motor, evitando a corrosão e executa a função de vedação para impedir a passagem de gases da combustão para o cárter. Por isso, os lubrificantes escurecem, principalmente os que trabalharam com gasolina ou diesel, pois estão executando a função de manter tudo limpo e funcionando conforme o planejado.

Óleo com prazo vencido é perigoso

Manter a troca do óleo de motor em dia e utilizar o lubrificante correto são dois pontos tão básicos quanto fundamentais para o bom funcionamento do motor do veículo. Contudo, há quem negligencie essa prática sem saber o alto preço a pagar por este descuido.

Rodar com óleo de motor vencido pode trazer grandes prejuízos que além de elevar a temperatura de trabalho e prejudicar a performance do veículo, aumenta o consumo de combustível. Insistir nesse tipo de descuido encurta a vida útil dos componentes do motor. Em muitas situações, acarreta em falhas pelo entupimento nos canais de lubrificação, similar a um “infarto”, e, em casos drásticos, o motor pode fundir.

Fique atento aos períodos de troca do óleo de motor

O motorista não deve esperar o carro dar sinais dos problemas, por exemplo acender a luz de óleo no painel, aumentar o consumo de combustível, ruídos de peças metálicas e aumento de temperatura para realizar a troca. Antes que o lubrificante perca suas propriedades fique atento quanto ao período de troca – indicado pelo manual do proprietário – pois este é um cuidado básico e simples, mas essencial. 

Também é preciso seguir sempre a recomendação do manual do fabricante em relação à escolha de qual óleo de motor usar no carro. Existem os lubrificantes sintéticos, semissintéticos e os minerais, com variações de viscosidade. Os de origem sintética são desenvolvidos para resistir mais à oxidação, para oferecer maior durabilidade e proteção ao motor. Por outro lado, os minerais são mais suscetíveis à oxidação e, por este motivo, não são mais recomendados pelos fabricantes para veículos novos.

Leia também:

👉 Como fazer a limpeza dos vidros do carro
👉 5 dicas essenciais para trocar os fluidos do seu carro
👉 Cuidados com o limpador de para-brisa

A Promax Bardahl conta com uma linha de lubrificantes e aditivos para óleo de motor com componentes totalmente balanceados para auxiliar na eficiência dos lubrificantes e evitar que eles estraguem antes do prazo de troca e até quando estiver já no prazo de troca. Dois exemplos são o ‘clássico’ Bardahl B12 Plus e o Bardahl Prolonga.

O B12 Plus possui a exclusiva película de atração polar da Promax Bardahl, que reduz o desgaste das peças em até 75%, conforme resultados do teste da sequência IIIF e da demonstração da máquina timken. Resiste às mais elevadas temperaturas e pressões, permitindo perfeita lubrificação em todas as condições operacionais. Isso evita maior desgaste de peças e prolonga substancialmente a vida útil do motor, além de diminuir o gasto com despesas de manutenção. Pode ser aplicado em veículos à gasolina, etanol e GNV que usam óleos lubrificantes minerais, semissintéticos e sintéticos.

O Prolonga é um produto indicado para motores a gasolina, etanol, flex, GNV e Diesel. O uso de Prolonga (500ml) em cada 5 litros de óleo colabora para o melhor funcionamento de ‘motores cansados’, pois promove a redução do vazamento de óleo ao dilatar juntas, selos e retentores. Em função de garantir o aumento da viscosidade do óleo lubrificante, também reduz a fumaça ‘azulada’.

Visitando a loja virtual da Promax Bardahl você pode acessar a aba dos produtos de uso geral e conhecer outros produtos que podem facilitar a limpeza do seu carro e da sua casa.

Aditivos e óleos de mtoro