Cuidados ao escolher o aditivo para óleo de motor

Compressores
Entenda a importância da troca de óleo dos compressores de ar
1 de outubro de 2020
Direção Hidráulica
Aprenda como cuidar da direção hidráulica
15 de outubro de 2020

Na hora de escolher qual produto utilizar no motor do seu veículo, é preciso conferir se existe parafina clorada em sua composição. É um produto altamente corrosivo e prejudicial ao meio ambiente que, muitas vezes, é omitido

Motor com óleo lubrificante

Primeira pergunta: Você já ouviu falar em parafina clorada? Provavelmente, não! Mas saber se ela faz parte da lista de componentes do lubrificante que vai no óleo de motor é de extrema importância para o bom desempenho e vida útil do seu veículo, além do meio ambiente.

A parafina clorada é, geralmente, usada em fluidos de corte (usinagem). Quando presente no lubrificante, causa a corrosão das peças do motor e pode envenenar o catalisador do veículo, ou seja, elimina sua principal função que é a catálise e aumenta a emissão de poluentes. Lembrando que o catalisador é o responsável por transformar os gases nocivos à camada de ozônio em gases menos nocivos ao meio ambiente.

Cuidado para não comprar gato por lebre

Segunda pergunta: Como saber se estou comprando um produto livre de parafina clorada?

Uma análise do rótulo nos produtos é o caminho natural para saber se existe a parafina clorada em sua formulação. Porém, há armadilhas nesse caminho. Testes realizados em aparelhos do tipo infravermelho, que conseguem identificar o DNA do produto, encontraram halogênios que estão na faixa do cloro, ou seja, apesar do fabricante informar que não há presença de parafina clorada, há indícios que exista outro composto de base clorada, igualmente corrosivo e agressivo ao meio ambiente. 

Um teste simples para identificar a presença deste componente é a separação em fase na água. A parafina clorada possui densidade maior do que a da água, sendo facilmente reconhecida quando pequenas gotas são aplicadas num recipiente com água e elas se separam indo para o fundo. Produtos que não possuem tais componentes, flutuam e ficam na superfície da água.

Você pode confiar

Leia também:

👉 Você sabe qual a validade do óleo de motor?
👉 5 dicas essenciais para trocar os fluidos do seu carro
👉 Como fazer a limpeza dos vidros do carro

Terceira pergunta: Por que a Promax faz e incentiva a realização de testes nos produtos no mercado?

A resposta é uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que comprova a qualidade e segurança dos produtos, auxilia o consumidor a se proteger, ao conhecer mais sobre eles. Afinal, não se constrói uma história de 66 anos de sucesso sem confiança. A Promax Bardahl sempre demonstrou os benefícios dos seus aditivos para óleo de motor através do teste na máquina Timken.

Bardahl B12 Plus

O Bardahl B12 Plus tem como principal função criar uma película de atração polar capaz de reduzir o atrito e o desgaste das peças em até 75%, comprovado no rigoroso teste da sequência IIIF. Também reforça os aditivos presentes no óleo sem desbalanceamento na formulação. E, claro, não tem parafina clorada em sua formulação.

Aprovado na sequência IIIF, teste de motor em bancada de classe mundial reconhecido por ser extremamente severo, avalia alteração físico-químico no lubrificante com aditivo, consumo de óleo, viscosidade, formação de depósitos e desgaste nas peças do motor.

Top 3 dos benefícios de Bardahl B12 Plus

1) Antioxidante – Aumenta consideravelmente a vida útil do óleo lubrificante, evitando a perda das características antes do tempo. Protege todas as peças do motor contra oxidação e reduz o consumo de óleo lubrificante.

2) Melhora o índice de viscosidade – Diminui a variação da viscosidade do lubrificante com a variação da temperatura, elevando, desta forma, o índice de viscosidade do óleo acabado.

3) Antidesgaste – Prolonga a vida útil do motor, reduz o desgaste das peças, os custos com manutenção nas revisões periódicas e o consumo de combustível, pois o motor trabalha mais livre devido à excelente lubrificação.

Aditivos e óleos de mtoro