Como manter o desempenho do motor com a temperatura ideal.

10 dicas infalíveis para a segurança no transito.
3 de junho de 2022
Carro fumando
Motor fumando? Saiba o que é e como evitar.
1 de julho de 2022

Seja no frio das Regiões Sul e Sudeste ou no calor do Norte e Nordeste, o líquido de arrefecimento garante a troca térmica para o bom funcionamento do veículo.

Como manter o desempenho do motor com a temperatura ideal.

Vamos começar com 4 pontos de uma breve “aula de geografia”.

1- A extensão do território brasileiro cobre uma área de 8.514.876 km². É a quinta maior do planeta, atrás apenas de Rússia, Canadá, Estados Unidos e China.

2- Suas dimensões são quase as mesmas da Oceania (8.525.989 km²) e um pouco menor do que toda a Europa (10.180.000 km²). Não por acaso, o Brasil é conhecido como um país continental.

3- Outro ponto que corrobora o conceito de país continental é a distância entre os pontos extremos. Da Ponta do Seixas (Paraíba) até a Nascente do Rio Moa (Acre), ou seja, leste-oeste, são 4.319 km de extensão. No sentido norte-sul, do Monte Caburaí (Roraima) até o Arroio Chuí (Rio Grande do Sul), são 4.394 km.

4- As grandes distâncias no sentido das latitudes, ou seja, entre o norte e o sul do país, fazem com que o território brasileiro apresente grande variação climática.

SENTINDO NA PELE
Na prática, não precisamos de todos esses dados para saber que, no Brasil, é possível bater o queixo de frio ou derreter sob um sol escaldante. Tudo no mesmo mês, dependendo do local onde estiver.

Para os motoristas dos estados das Regiões Sudeste e Centro-Oeste, o inverno complica a vida, principalmente no momento de dar partida no veículo após uma noite gelada. Por outro lado, nas Regiões Norte e Nordeste, a preocupação fica por conta do superaquecimento do motor com os termômetros na casa dos 40 graus.

Seja qual for o seu estado ou estação do ano, manter o motor na temperatura certa é tarefa do radiador. Ele é o responsável pela troca térmica entre as peças para que o motor se mantenha nas melhores condições de trabalho.


LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO
Mas o radiador não trabalha sozinho: o sistema de arrefecimento é formado por ventoinha, bomba d’água, válvula termostática, vaso de expansão e mangueiras, por onde circulam os coolants, ou líquidos de arrefecimento. É isso que não deixa o motor esquentar ou esfriar demais.

E se você chegou até aqui e ainda chama esse tipo de produto de “água de radiador”, preste bastante atenção: o líquido de arrefecimento é um fluido composto por água desmineralizada, etilenoglicol e inibidores de corrosão.

Para decidir qual usar no seu carro, o cuidado deve ser o mesmo adotado para a escolha do lubrificante para motor. Ou seja, uma marca de qualidade comprovada pelo mercado, como a Promax Bardahl.

Leia também:

👉 Não esquente a cabeça, nem o motor
👉 Motor que trabalha na temperatura certa gasta menos
👉 Evite o superaquecimento do radiador do seu carro


RAD COOL
A Promax Bardahl conta com uma linha completa de líquidos de arrefecimento. A linha Rad Cool conta com opções concentradas (Rad Cool Plus, Rad Cool Long Life), e diluídas (Rad Cool Plus Pronto para Uso, Rad Cool Ready to Use e Rad Cool Long Life Ready to Use).

Todos são à base de monoetilenoglicol para sistemas de arrefecimento e permitem que os motores trabalhem em altas e baixas temperaturas com grande eficiência térmica, pois reduzem os riscos de superaquecimento e congelamento do fluido.

Também protegem contra corrosão do radiador e de todas as partes internas do motor, além de lubrificar a bomba d’água, válvula termostática, mangueiras e outros componentes.

Os coolants da Promax Bardahl previnem a formação de bolhas de vapor que podem remover o material das peças (cavitação), provocando furos, que ocasionam os vazamentos e, em casos mais graves, calço hidráulico.