Imagine só o drama: Verão. Um calor de rachar. Você está dirigindo numa boa quando, de repente, acende uma luz estranha no painel ou, pior, muito pior, o carro começa a falhar. Se sair fumaça debaixo do capô, então, é pânico na certa.
Calma!
Tem como evitar que o veículo “ferva” e acabe por “esfriar” o ânimo nas férias de verão. Fique atento aos cuidados básicos para manter o sistema de arrefecimento funcionando de forma eficiente, com a garantia na manutenção da temperatura ideal de trabalho do motor.
Primeiro, antes de pegar a estrada, é preciso checar se o nível do líquido do sistema de arrefecimento está no volume certo: entre o limite máximo e mínimo indicado no reservatório e se não há vestígios de vazamentos.
Atenção: Isso vale tanto para a ida quanto para o retorno da viagem.
A checagem do nível do líquido de arrefecimento do radiador deve ser feita, se possível, toda semana. Mas antes de uma viagem ou período de rodagem prolongada é fundamental.
A verificação deve ser feita com o motor ainda frio e o veículo estacionado em terreno plano.
Se a “água do radiador” estiver abaixo do mínimo, é preciso repor com o fluido (água + aditivo) ou efetuar a troca completa. Procure um produto de qualidade comprovada, a base de monoetilenoglicol, de acordo com as especificações do fabricante. Busque auxílio de uma oficina de confiança e profissional capacitado para a realização deste serviço.
Conhece o ditado “um olho no peixe outro no gato”? Para quem está dirigindo, significa se manter atento à estrada, sempre, sem descuidar das indicações do painel.
Se uma luz de alerta acender, significa que o sistema de arrefecimento está com problemas. Ou seja, seu carro está esquentando demais e o motor vai ferver.
Nunca ignore esse aviso (nos carros mais modernos, há também um alerta sonoro e explicativo no painel digital). Pare o veículo imediatamente.
Seu carro esquentou, você parou imediatamente no acostamento e agora é preciso ter sangue frio.
Por sangue frio entenda ter um pouco de paciência. Espere a temperatura baixar. Abrir o capô com o veículo superaquecido é uma ação de alto risco.
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Somente quando tiver certeza de que o sistema esfriou (a luz no painel é o principal indicativo), abra o capô e cheque a situação e o nível do reservatório do líquido de arrefecimento.
O mais adequado é acionar o guincho e levar o veículo para a oficina mecânica mais próxima.
Uma checagem prévia garante, em 90% dos casos, uma viagem tranquila. Com as nossas dicas, suas férias devem deixar apenas boas recordações.
Infelizmente, imprevistos e falhas mecânicas podem acontecer. Seguindo estas orientações, aliado ao uso da linha Bardahl Rad Cool, seu veículo não fará parte desta estatística, ou seja, dos 10% que sofrem com estes problemas.