Promax Bardahl auxilia a economizar combustível
4 de fevereiro de 2022
Dirigir na banguela não economiza combustível
10 de março de 2022

Não corra riscos de ficar parado na estrada, levar uma multa e ainda danificar seu veículo. Se a luz acender no painel, vá direto para o posto. Quer saber por quê? Nós explicamos

Conheça os riscos de rodar com o tanque na reserva

No dicionário, um dos significados da palavra reserva é “aquilo que se guarda ou poupa para casos imprevistos”. Quando estamos falando em combustível, é exatamente isso que você deve ter em mente. A reserva no tanque existe exatamente para isso: ser usado em caso de necessidade.

Está rodando, a luz de combustível acendeu no painel, procure o posto mais próximo e reabasteça. Viver “perigosamente” e seguir para ver até onde consegue chegar é uma aposta de alto risco. E as chances de sair perdendo são grandes.

Além de correr o risco de ficar parado no trânsito ou na estrada (vale lembrar que pane seca é uma infração que custa 4 pontos na sua CNH, mais multa), conduzir o veículo com o tanque na reserva pode causar aumento do consumo, perda de potência e, pior, danos mecânicos ao veículo. Confira:

– Por melhor que seja o combustível, ele traz impurezas que podem se acumular no fundo do tanque. Essa sujeira tem mais risco de ser levada para dentro do motor e afetar os bicos injetores quando a gasolina, diesel ou etanol estão na reserva.

Leia também:

👉 Não esquente a cabeça, nem o motor;
👉 Entenda a diferença entre o aditivo vendido em frasco e a gasolina aditivada
👉 5 dicas que ajudam a reduzir a emissão de poluentes

– Todo esforço para evitar que a sujeira passe do tanque para o motor é do filtro de combustível. Por isso, é fundamental sempre efetuar a troca desse componente de acordo com as orientações do fabricante, contidas no manual do proprietário.

– Abusar do uso da reserva no tanque pode acarretar na entrada de ar no sistema, principalmente em trechos de aclive ou declive, onde o combustível ficará concentrado em um ponto do tanque. Se isso ocorrer, o veículo pode sofrer uma pane, mesmo após o abastecimento.

Superaquecimento é um perigo real quando se abusa da reserva. Isso porque a refrigeração da bomba elétrica do sistema fica comprometido com o baixo nível de combustível, que também exerce a função de refrigerar esse componente.

Agora que você entende o risco de dirigir com “emoção”, fique esperto e não descuide. Luz piscou no painel, reduza a velocidade (não passe dos 80km/h na estrada) e siga para o posto de combustível mais próximo.

E não se esqueça, ao abastecer, conte com os benefícios dos tratamentos para combustíveis da Promax Bardahl.