De acordo com o dicionário, híbrido significa o resultado do cruzamento entre duas espécies diferentes. Na indústria automotiva, híbrido é o carro que combina dois motores, um a combustão e outro elétrico.
Os motores dos carros híbridos são complementares, ou seja, um deles funciona utilizando gasolina ou etanol, enquanto o outro é movido por eletricidade.
A pergunta que fica é, qual a vantagem em utilizar dois motores distintos em um veículo?
A resposta é simples: aproveitar o que cada um tem de melhor a oferecer em termos de eficiência e economia. Além disso, em termos de mercado, os modelos híbridos têm preços mais acessíveis que os exclusivamente elétricos.
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Existem três tipos diferentes de híbridos.
Nesses modelos, o motor a etanol e/ou gasolina tem a função de carregar as baterias e que colocam o motor elétrico para funcionar e gerar a potência para movimentar o veículo.
Também existem os híbridos plug-in, nos quais o carregamento da bateria é feito diretamente na tomada, como nos modelos 100% elétricos.
Nesses modelos, os dois motores trabalham simultaneamente ou, como o nome indica, de forma paralela. O habitual é que o motor a combustão movimente o eixo traseiro e o elétrico fique encarregado do dianteiro.
Esses modelos são os mais comuns encontrados no mercado brasileiro e contam com um computador interno, que calcula qual motor deve ser colocado em funcionamento de acordo com a necessidade daquele momento, alternando entre o elétrico e combustão, levando em consideração fatores como eficiência e consumo.
Além de econômicos, os híbridos seguem a linha ecologicamente correta. Em comparação aos propulsores à combustão, emitem menos CO2 e outros gases causadores do efeito estufa.
Quando pensamos em manutenção preventiva, fica a dúvida sobre troca de óleo em carros híbridos. Nesse caso, os lubrificantes sintéticos de baixa viscosidade representam a melhor alternativa para o funcionamento do motor a combustão. Para o elétrico, é preciso usar graxa compatível com materiais não metálicos e que seja capaz de lubrificar os rolamentos. Também é imprescindível escolher fluidos para o sistema de arrefecimento (aditivos tipo coolant) de qualidade, a fim de evitar superaquecimento do sistema.
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