fbpx

Indústria têxtil: A produtividade é o fator mais importante

Novo site Promax Bardahl
Um novo site com incríveis funcionalidades
30 de julho de 2020
Fluido de Arrefecimento
5 dicas essenciais para trocar os fluidos do seu carro
14 de agosto de 2020

Entenda como a escolha de parceiros e produtos adequados podem aumentar sua produtividade com menor custo e retrabalho. São dicas fáceis de serem aplicadas e que aumentam a disponibilidade de hora-máquina

Os avanços tecnológicos possibilitam um aumento significativo na produtividade da indústria têxtil. Todavia, não é simples combinar a alta produção e qualidade, principalmente quando há grandes entregas com prazos apertados. As máquinas devem trabalhar no máximo de sua capacidade e fazer manutenção corretiva é sinal de prejuízo.

Investir em tecnologia é fundamental para desenvolver o processo de fabricação, além de manter a qualidade dos produtos e ainda fazer com que eles sejam competitivos no mercado. Vale ressaltar que a utilização de produtos que oferecem menor manutenção também é essencial para o funcionamento destas máquinas. Uma das tendências é a utilização de lubrificantes sintéticos ou que possuem maior aditivação. 

Entenda a importância da manutenção e a aplicação de produtos adequados

Toda máquina e equipamento, para entregar o máximo de seu rendimento, precisa ter uma manutenção preventiva adequada. Porém, quando se fala em obter o máximo desempenho não adianta ter uma regularidade na manutenção se os produtos que forem utilizados não conseguem proteger suas máquinas e equipamentos. Os custos serão maiores, principalmente pelas paradas para manutenção, perdendo assim sua competitividade.

A melhor forma de evitar esta perda é a utilização de produtos “Premium”. Eles podem exigir maior investimento, mas que será facilmente diluído quando for observado o menor tempo de parada da máquina, redução no desgaste do equipamento e componentes, menor temperatura de operação, além do maior rendimento e lavabilidade, entre outros benefícios.

Saiba como a lubrificação ajuda em cada segmento têxtil

Na fiação, o rompimento de fios significa paradas constantes. Portanto, no processo de encimagem em fios sintéticos de poliéster, a lubrificação com produtos corretos evita o rompimento dos fios pelo atrito, e nisso o Maxlub B2K353 é capaz de aderir em todo o fio oferecendo o aumento de produção esperado. Sua proteção é garantida em todo o processo de manipulação e fabricação do tecido.

Na malharia circular de grande diâmetro com processos de produção com alta complexidade, onde se utiliza diversos tipos de fios e a confecção de diferentes tipos de produtos, os fabricantes necessitam de produção contínua para atender seus clientes e contratos.

Nestas máquinas que possuem maior quantidade de agulhas por polegada e trabalham com maior rotação, consequentemente maior temperatura, o desgaste de agulhas e platinas passa a ser um desafio para o lubrificante. O Maxlub Tex-801, que é superlavável, consegue oferecer excelente característica lubrificante, protegendo contra o desgaste das agulhas e platinas, e ainda sendo facilmente removido no processo de beneficiamento. Pode ser utilizado em todas as fibras, inclusive algodão.

Para os teares retilíneos o maior desafio é garantir uma boa lubrificação no barramento do carro e nas agulhas. A redução do desgaste é percebida pela grande capacidade de redução do atrito na utilização do Maxlub MA-75EP para o barramento do carro. Para proteger as platinas e a base das agulhas, evitando que o lubrificante tenha menor contato com a malha, pode-se utilizar o Maxlub ND-05 A, que é aderente e lavável.

Nas máquinas de meias a produtividade pode ser impactada quando aparecem manchas no processo de fabricação. Portanto, a utilização de lubrificantes sintéticos, incolores, com alta lavabilidade como a linha Maxlub Tex White, irá garantir maior produtividade. Devido a sua tecnologia sintética e alta capacidade de lubrificação, reduz inclusive a temperatura da máquina. Várias empresas multinacionais precisam atender legislações internacionais e o nosso produto é isento de NPE (Nonil Fenol Etoxilado), que possui grandes impactos no meio ambiente.

Leia também:

👉 Conheça as múltiplas utilidades do LPP: Produto em aerossol que protege superfícies metálicas
👉 ENTENDA O QUE É UM DESENGRIPANTE
👉
Promax Bardahl conquista certificação NSF

No caso das máquinas sem costura (seamless), que trabalham com altas velocidades, só o lubrificante sintético garante o menor desgaste das agulhas. A baixa capacidade de lavabilidade de um lubrificante é o fator que tem grande impacto nos custos de processo. Portanto, não economize na seleção do produto adequado.

Na malharia por urdume, que utilizam máquinas como a Kettenstuhl e Raschel, as paradas, mesmo as programadas, para troca do lubrificante dos excêntricos, significa perda de produção. Utilizar produtos que ofereçam um aumento no período de troca é garantir aumento de produtividade, e com a utilização do Maxlub MA 9 da Promax Bardahl é possível obter estes resultados.

Na tecelagem, os teares planos devem utilizar lubrificantes sintéticos na caixa do batente da mesa e variador de batidas. A utilização do produto correto e que suporta cargas elevadas, como o Kelube Tex 80 EP, garante maior durabilidade deste equipamento. Com a utilização do nosso produto, é possível obter períodos de troca de óleo com até 20 mil horas, sem comprometer as peças com desgaste e paradas inesperadas para manutenção corretiva. Outro fator é a excelente capacidade de evitar a formação de espuma que causa desgaste.

No processo de beneficiamento uma parada por falta de lubrificação na rama tensora pode contabilizar grandes prejuízos. Não se deve esquecer que no fuso é de extrema importância a utilização de um produto em spray com lubrificantes sólidos, como o Kelube Spray 158. Geralmente nas máquinas de lavagem é importante utilizar graxas com alta hidrorrepelência, a base de sulfonato de cálcio. A Promax Bardahl possui a Kelube G-2168, que atende estas necessidades, evitando a reposição de graxa com frequência.

Por isso, é essencial investir na qualidade de produtos fabricados por parceiros de negócios que oferecem segurança e suporte técnico adequado. Eles são capazes de analisar as aplicações e selecionar produtos específicos para simplificar o uso de lubrificantes: óleos e graxas. Em geral, o número de lubrificantes pode ser reduzido, conseguindo ainda manter a qualidade na lubrificação.

A utilização de lubrificantes desenhados para estas aplicações, de tecnologia sintética é capaz de oferecer a melhor relação custo-benefício para as empresas.

Confiança e qualidade a gente vê por aqui

A Promax Bardahl é uma empresa atuante há 66 anos no mercado brasileiro, investindo em tecnologia para melhor atender seus clientes das indústrias automotiva, agrícola, gráfica, alimentícia, farmacêutica, além da indústria têxtil. Isso quer dizer que possuímos produtos de qualidade, confiabilidade e alto desempenho.Converse com quem entende do assunto! Entenda quais os produtos se adequam ao seu estilo de produção e maquinário, preenchendo o formulário.

Banner Fuel Special Cleaner