Saiba como manter a segurança das crianças nas viagens.

Você sabe o que são óleos, fluidos e graxas atóxicas?
4 de novembro de 2022
Rode tranquilo e com segurança nas férias de verão.
16 de dezembro de 2022

Fique atento a todos os cuidados na hora de acomodar meninos e meninas no banco de trás. Seguindo a lei e usando os acessórios corretos, o passeio de carro vai deixar somente boas lembranças.

POST CRIANÇAS

Férias é o momento de curtir momentos de descontração em família. Viajar de carro é uma ótima opção, especialmente para quem tem criança em casa. Para que, da partida ao retorno para casa, o passeio transcorra com tranquilidade, é preciso cuidar da segurança dos pequenos.

Basicamente, é nunca negligenciar a regra de que lugar de criança é no banco de trás. Desde abril de 2021, a Lei 14071/20 atualizou o Código de Trânsito Brasileiro e trouxe mudanças importantes, como a regra de que crianças menores de dez anos e que não tenham atingido a altura de 1,45m não podem se sentar no banco da frente.

E não é só isso. A Lei também regulamenta a obrigatoriedade de usar uma cadeirinha de retenção específica para o tamanho e peso da criança, que pode ser o bebê conforto, a cadeirinha ou o assento de elevação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o uso correto de cadeirinhas de retenção diminui em até 60% a chance de morte da criança em casos de acidentes nas ruas ou estradas. E ainda reduz em até 19% as chances de lesão grave em meninos e meninas entre 8 e 12 anos, caso usem o cinto de segurança.

Confira 5 dicas de prevenção elaboradas pela ONG Criança Segura Brasil (https://criancasegura.org.br/)

1 – Nunca saia de carro com crianças sem usar o bebê conforto, a cadeirinha ou o assento de elevação, nem mesmo para ir só até a esquina. Esteja sempre atento, pois muitas colisões acontecem próximas à área de destino e origem ou em ruas com baixo limite de velocidade;

2 – Só use bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação que possuam o selo do Inmetro ou a certificação americana ou europeia;

Leia também:

👉 Não esquente a cabeça, nem o motor
👉 5 Dicas básicas para pegar a estrada tranquilo nas férias
👉 Como preparar o seu carro para viajar

3 – Siga sempre o manual de instrução dos dispositivos de retenção veicular, certifique-se que eles são apropriados a idade da criança e que se adaptem adequadamente ao seu veículo;

4 – O cinto de segurança é projetado para pessoas com no mínimo 1,45m de altura. Se a criança ainda não atingiu essa altura, ela precisa usar o assento de elevação para evitar que se machuque gravemente em caso de acidente;

5 – O airbag do passageiro pode machucar seriamente uma criança quando essa estiver sentada no banco da frente. Por isso, se for transportar uma criança em camionete, desative esse dispositivo.

Saiba qual equipamento usar:

1 – Desde o nascimento até 13 Kg ou conforme recomendação do fabricante (aproximadamente 1 ano de idade).

Cadeiras do tipo bebê conforto ou conversível

2 – De 9 a 18 Kg (aproximadamente de 1 a 4 anos de idade)

3 – De 15 até 36 Kg (aproximadamente de 4 a 10 anos de idade)

Cadeira de segurança

Assento de elevação ou “booster”

4 – Acima de 36 Kg e no mínimo 1,45m de altura (aproximadamente 10 anos de idade)

Cinto de segurança de três pontos do veículo

E para a segurança ficar completa, utilize os produtos da Bardahl. Saiba mais em www.bardahl.com.br