5 Dicas básicas para pegar a estrada tranquilo nas férias

Os lubrificantes sintéticos nas indústrias
10 de dezembro de 2021
Carro com malas de viagem na praia
Não esquente a cabeça, nem o motor
30 de dezembro de 2021

Cuide bem do seu veículo sempre e cheque se tudo está em ordem antes de levar a família para curtir os dias de folga no verão

Cuidados com o carro antes de viajar

Férias de Verão são sinônimo de viagem. Com os preços das passagens aéreas nas alturas, colocar a família no carro e cair na estrada é uma opção de muitos brasileiros espalhados pelo país.

Para garantir dias de descanso e não correr o risco do estresse de um problema com o veículo, trazemos um checklist para evitar sustos na estrada. São dicas básicas, mas indispensáveis. Confira:

1 – Manutenção preventiva é fundamental. Vale muito a pena dar uma passada da sua oficina de confiança e dar uma geral no carro. O investimento não costuma ser alto. Pelo contrário, arriscar pegar a estrada e ficar parado por um problema mecânico, é o barato que sai caro, muito caro!

2 – Os pneus são os sapatos do carro. Como sabemos, um solado gasto traz risco de escorregões que podem causar lesões e dores pelo corpo. Com o veículo não é diferente. Além de checar a condição da vida útil da borracha, a calibragem é importante. Deve ser feita semanalmente e, certamente, antes de pegar a estrada.

3 – Um carro alinhado e balanceado roda “macio” e preserva os pneus. Além de conforto e segurança, ainda garante economia de combustível. O recomendado é fazer o alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros e vale uma checagem antes da viagem.

Leia também:

👉 Cuidados com o carro antes de viajar;
👉
5 dicas de manutenção preventiva;
👉 Como preparar o seu carro para viajar
.

4 – Trocar o óleo do motor é básico. Antes de uma viagem, mesmo fora do período de substituição do lubrificante, vale checar o nível de óleo e checar se há necessidade de algum ajuste.

Em caso de viagens longas, calcule a quilometragem total e verifique se irá vencer durante a viagem, caso isto ocorra, antecipe a troca.

5 – Outro item importante para verificar é o nível do líquido do sistema de arrefecimento. Ele deve estar entre o máximo e o mínimo para circular entre os componentes do motor e garantir com que ele trabalhe na temperatura ideal.

Se precisar, complete ou troque o líquido, usando sempre a mistura de água e aditivo. Consulte no manual do proprietário o produto e a concentração adequados.

Com essas cinco dicas básicas, ninguém deve ficar a pé na estrada. Claro que há outros itens importantes em uma viagem, como a limpeza do filtro de ar-condicionado e do próprio veículo; encher o tanque em um posto de confiança e ficar de olho durante o trajeto para evitar uma pane seca, conferir se macaco, triângulo, chave de rodas estão dentro do veículo, checar se os cintos de segurança estão em perfeitas condições de uso, entre outras.

Fique atento, cuide bem do seu carro e boas férias.