Na teoria, o discurso é sempre lindo: “Precisamos cuidar do meio ambiente!”, “combater o aquecimento global!”, “cuidar melhor do planeta para as futuras gerações!”.
Na prática, nem sempre é assim. Você já parou para pensar se está fazendo a sua parte? Caso seja proprietário de um veículo a diesel, sua resposta é bem importante.
Todos sabemos que as principais vantagens de um motor diesel são o baixo consumo e a capacidade para acelerações mais fortes. Mas é preciso cuidar do equipamento a fim de evitar a emissão de poluentes.
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Os governos criam legislações para esse tema. No Brasil, temos o PROCONVE P7, introduzida em 2012, e estamos rumando para o PROCONVE P8, no qual as exigências para a redução dos limites de emissões serão maiores.
Em função disso, os veículos já saem das montadoras com tecnologia e componentes específicos para minimizar a emissão de resíduos tóxicos. Nesse sentido, o filtro DPF tem importância capital.
Se você tem veículo diesel e nunca ouviu falar dele, preste bem atenção:
A função do filtro DPF é reter a fuligem e depois eliminá-la. Sua utilização permite a redução de 80% a 85% do volume de poluentes lançados no ar.
Para reter a fuligem no sistema de escapamento de um motor diesel, o filtro DPF é composto por porosas paredes de cerâmica, que segura mas partículas e permitem apenas a passagem dos gases.
Posteriormente, quando as atividades no sistema de escape atingem a temperatura mínima de sublimação, essa fuligem é queimada e eliminada.
Para o filtro DPF funcionar de forma adequada, o motorista precisa fazer a sua parte e encher o tanque com o combustível correto. A regra é simples. Confira:
1 – Veículos fabricados depois de 1º de janeiro de 2012 é obrigatório o uso de diesel S10
2 – Veículos fabricados até 1º de janeiro de 2012 podem utilizar um diesel S500
O motivo é a tecnologia envolvida dos filtros mais modernos. Enquanto o S10 contém apenas 10 ppm (partes por milhão) de enxofre, o S500, como o próprio nome indica, carrega 500 ppm.
Ou seja, veículos mais novos pedem diesel mais “limpo”. Contudo – e isso também é importante – os modelos anteriores a 1º de janeiro de 2012 não só podem, como devem usar o S10. Isso porque, embora aguentem diesel com mais enxofre, trabalharão de forma muito mais eficiente com um produto melhor dentro do tanque.
Acredite, vale a pena pagar um pouco mais pelo S10.
Uma dica importante: diesel S10 tem um tom de amarelado para incolor, enquanto o S500 é avermelhado.
Em conjunto ao correto uso do combustível, é preciso ficar atento aos cuidados gerais. Afinal, ninguém quer trafegar com um filtro entupido. Além de poluir o ar, isso acarretará falhas no veículo, perda de rendimento e elevação do consumo.
A maioria das montadoras informa que não há necessidade da troca do componente, mas o uso do combustível e lubrificante incorretos pode levar à diminuição da sua vida útil, sendo necessário a substituição precoce do filtro DPF.
O uso do B12 Premium nas trocas de óleo colabora de forma decisiva no desempenho e proteção do motor diesel e, consequentemente, minimiza o risco de problemas como o entupimento nos filtros DPF.
O tradicional produto, fabricado pela Promax Bardahl é o único tratamento de motores 100% compatível com a nova tecnologia de filtragem para motores diesel no Brasil, o filtro DPF.