Trocar o óleo é cuidar da saúde do motor
29 de abril de 2021
Saiba como manter seu veículo a diesel e polua menos
24 de maio de 2021

O nome pode até parecer bacana, mas trata-se de uma falha mecânica que compromete não só a potência do motor como o desempenho, o consumo e sua vida útil. Descubra o que é, como detectar e resolver esse problema

Você sabe o que é a mistura rica?

Pergunte a qualquer um e a resposta será sempre a mesma. Ser rico é bom ou ruim? Dez entre dez pessoas responderão que ser rico é ótimo! 

A ideia de ser rico pode ir além do dinheiro. Inclui ter saúde, harmonia familiar ou sucesso no trabalho. Contudo, existe um caso específico em que riqueza certamente não traz felicidade.  

Estamos falando na famigerada mistura rica. Se você está pensando que se trata de uma reunião de gente endinheirada, errou feio.

A mistura rica ocorre no motor do veículo e acarreta vários problemas para a máquina e, consequentemente, para o motorista.

Leia também:

👉 Você sabe qual a validade do óleo de motor?
👉 O aditivo mais poderoso do mercado
👉 Bardahl B12 Plus: Por que utilizá-lo em seu carro?
 

Entenda o que é a mistura rica

Antes de prosseguir até a solução, vamos entender o problema. Começamos por explicar o que é mistura rica.   

Para o veículo entrar em movimento, o motor precisa gerar energia mecânica. E isso ocorre quando uma determinada quantidade de combustível é queimada mediante a presença de ar. Esse mix de gasolina/álcool/diesel + oxigênio faz o seu carro, moto, van ou caminhão andar.

A mistura rica ocorre quando há um desequilíbrio nessa reação química no motor, mediante grande quantidade de combustível e ar insuficiente para a queima completa na câmara de combustão.

Fique atento

Nos veículos mais modernos, um computador central controla a relação combustível/ar. E quando há um problema, a luz da injeção eletrônica, representada pelo desenho de um motor amarelo, acende no painel.   

Existem outros fatores que apontam o problema da mistura rica e devem ser observados pelo condutor atento, independentemente de o veículo ter ou não injeção eletrônica. Todos eles, prejudiciais.  

Confira essas 5 dicas

Fique ligado aos sinais para perceber se a mistura rica é um problema no seu veículo:

1 – O excesso de combustível dentro dos cilindros compromete a lubrificação do motor, por meio da diluição e queda na viscosidade, e em casos mais graves pode fundir o motor. Verifique o nível na vareta, pois não pode estar acima do nível máximo.
2 – Aumento no consumo de combustível, pode ser bico injetor aberto.
3 – Entupimento do catalisador, além de exalar um forte odor, é possível observar perda de potência.
4 – Aumento das emissões de poluentes com fumaça preta nas acelerações mais fortes.
5 – Carbonização no motor, que leva a rápida degradação do lubrificante.

Tem solução

Agora que já sabe o que é, quais as causas e como identificar a mistura rica, fica claro perceber que se trata de um problema mecânico. A boa notícia é que, em muitos casos, não é necessária uma visita a oficina. Especialmente quando a situação é detectada no início. Tanto a manutenção como a proteção do motor para esse caso podem contar com o uso de produtos adequados.

Promax Bardahl, alia tradição com tecnologia de ponta para oferecer soluções que podem ser aplicadas em casos de mistura rica. Produtos como o B12 Premium, B12 Plus e B12 Turbo, além do e novo Power RacingFuel Special Cleaner 6 em 1 são desenvolvidos para melhorar e prolongar a vida útil de motores a gasolina, álcool e diesel.

BANNER_BLOG_ADITIVOS