

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) definiu novos padrões para a gasolina que entraram em vigor em agosto, conforme a Resolução nº 807/2020. A nova formulação da gasolina foi anunciada como mais eficiente e econômica, mas ainda gera muitas dúvidas entre os motoristas brasileiros.
Vamos entender o que muda e como isso impacta o seu veículo e o consumo de combustível.
A nova especificação limitou o processo de destilação no refino, tornando o combustível mais denso (com densidade mínima de 715 kg/m³). Isso significa que a gasolina gerará mais energia com a mesma quantidade no tanque. Ou seja, uma gasolina mais densa deve gerar melhor desempenho por litro e, consequentemente, menor consumo de combustível.
A octanagem é a capacidade do combustível de resistir a altas temperaturas e pressões sem sofrer combustão espontânea. No Brasil, a octanagem é medida pelo Índice Antidetonante (IAD), que é a média entre o MON (Motor Octane Number) e o RON (Research Octane Number).
O RON da gasolina brasileira passou para 92, enquanto o MON permanece em 82, mantendo o IAD em 87. Isso traz benefícios para carros novos, especialmente os com sistemas de injeção mais modernos, que se beneficiam de uma leitura mais precisa da gasolina, gerando economia de combustível.
A ANP definiu uma nova curva de destilação, regulando a temperatura em que as frações mais leves de gasolina evaporam. Essa curva ficou mais estreita, o que evita variações na composição da gasolina, resultando em ganhos de densidade e maior eficiência do combustível.
A nova gasolina brasileira se aproxima mais do padrão internacional, especialmente no que se refere à gasolina comercializada na Europa e Estados Unidos. Isso visa evitar a importação de gasolinas de baixa qualidade, trazendo benefícios para os motoristas. O governo afirma que essa mudança pode resultar numa redução de 4% a 6% no consumo de combustível, mas os especialistas são mais cautelosos, apontando um ganho mais modesto, de cerca de 1%.
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Agora que você entende o básico sobre a nova gasolina, a pergunta é: o uso de aditivos ainda é necessário?
A resposta é sim. Embora a gasolina tenha mudanças na sua formulação, ela continua sendo um hidrocarboneto (composto por hidrogênio e carbono), e toda vez que ela queima, produz resíduos. Esses resíduos podem se acumular em várias partes do motor, como a cabeça do pistão, o bico injetor, a válvula e a câmara de combustão.
Os aditivos para combustível continuam sendo essenciais, pois ajudam a limpar os componentes, restaurar a potência do motor e melhorar o desempenho do veículo, aproveitando melhor a octanagem do combustível. A utilização de aditivos suplementares contribui para uma melhor performance e prolonga a vida útil do motor.
A Bardahl oferece produtos de eficiência comprovada na linha de aditivos para combustível. O Bardahl Fuel Special Cleaner 6 em 1 é um produto exclusivo, projetado para descarbonizar o sistema do motor e reduzir o atrito com a película de atração polar, melhorando a performance e a economia de combustível.
Entre os benefícios do Fuel Special Cleaner 6 em 1 estão:
Este aditivo para combustível é ideal para veículos movidos a gasolina, etanol e suas misturas. Ele pode ser aplicado diretamente no tanque de combustível, sendo também recomendado para carros novos durante o período de revisão.
Sim, o uso de aditivos para combustível continua importante, pois ajuda a limpar os componentes do motor, restaura a potência e melhora o desempenho do veículo, aproveitando ao máximo a octanagem da gasolina.
O Bardahl Fuel Special Cleaner 6 em 1 é eficaz por sua capacidade de descarbonizar o sistema de alimentação, reduzir o atrito, melhorar a performance do motor e a economia de combustível.
Os aditivos para combustível devem ser usados em todo abastecimento ou quando o motor apresentar falhas ou falta de desempenho, além de ser recomendado para veículos novos durante o período de revisão.
Os aditivos para combustível melhoram o desempenho do motor, otimizando a octanagem da gasolina e permitindo que o motor funcione de forma mais eficiente, resultando em economia de combustível.