Emerson Fittipaldi Bardahl
Emerson Fittipaldi pilota carro na F1 com Bardahl
20 de outubro de 2020
Seu carro merece este cuidado
Tudo o que você precisa saber sobre o Bardahl B12
29 de outubro de 2020

Conheça os três fatores básicos que indicam a melhora na especificação do combustível e os impactos nos veículos e consumidores

NOVA GASOLINA E A IMPORTÂNCIA DO ADITIVO

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) definiu novos padrões para a gasolina que estão em vigor desde o início de agosto, de acordo com a Resolução nº 807/2020. Anunciada como melhor – leia-se mais eficiente e econômica –, ainda gera mais dúvidas que certezas junto aos motoristas brasileiros.

Vamos entender o que muda e quais são os pontos principais da nova gasolina:

1. DENSIDADE – A nova especificação limitou o processo de destilação no refino numa faixa, que deixará o combustível mais denso (densidade mínima de 715 kg/m³). Isso significa que irá gerar mais energia com a mesma quantidade de gasolina no tanque. Ou seja, essa massa maior deve gerar melhor desempenho por litro e, consequentemente, menor consumo.

2. OCTANAGEM –  Primeiro, vamos entender o que é octanagem. É a capacidade do combustível, em mistura com o ar, de resistir a altas temperaturas e pressões sem sofrer combustão espontânea. No Brasil, a octanagem é medida pelo IAD (Índice Antidetonante), que é a média entre o MON (resistência da gasolina à detonação quando o motor está em alta rotação, ou seja, em ciclos nas rodovias) e RON (motor em baixa rotação, em ciclos urbanos).

O IAD está mantido em 87 no Brasil. O que muda é o valor do RON, que passa para 92. Porém, como o MON permanece com o mínimo de 82, o IAD pode continuar em 87, ou seja, sem alterações significativas.

A vantagem, nesse caso, aparece nos carros mais novos, que possuem sistemas de injeção mais modernos, como injeção direta. Como os veículos estão calibrados para o uso do combustível antigo, a elevação do RON permitirá uma ‘leitura’, de que o combustível no tanque é melhor. Com isso, mandará menor quantidade para a câmara de combustão, gerando economia. Nos modelos que saírem de fábrica preparados para a nova gasolina, esse ganho pode ser maior.

3. TORRE DE DESTILAÇÃO – A ANP definiu uma nova curva de destilação, índice que regula a temperatura na qual as frações mais leves de combustível evaporam. Essa curva ficou mais estreita, com menor amplitude, o que evita que a composição da gasolina varie, trazendo ganhos quanto a densidade.

Padrão Internacional

Leia também:

👉 Entenda a diferença entre o aditivo vendido em frasco e a gasolina aditivada
👉 O aditivo mais poderoso do mercado
👉 Você sabe qual a validade do óleo de motor?

Na prática, a nova gasolina tem alterações físico-químicas que a aproximam do padrão do combustível comercializado no exterior, pincipalmente na Europa e nos Estados Unidos. E isso vai afetar diretamente as importações, evitando que gasolinas de baixa de qualidade sejam colocados no mercado brasileiro. Em relação à economia, o governo tem anunciado que a nova formulação deve trazer redução de 4% a 6% do consumo do combustível nos motores. Porém, não existem estudos de mercado que comprovem essa tese e os especialistas não são tão otimistas, prevendo que esse benefício fique na casa de 1%.

Usar aditivo faz diferença

Agora que você já entendeu o básico sobre a nova gasolina, a pergunta é: o uso de aditivos ainda é necessário?

A resposta é: sim! E a explicação é simples.

Como a gasolina continua sendo um hidrocarboneto – hidrogênio e carbono – e toda vez que queima, produz resíduos, estes podem aderir em superfícies como a cabeça pistão, bico injetor, válvula e câmara de combustão. Com isso, o aditivo continua tendo efetividade para proteger o motor e contribuir no desempenho do veículo. Ao limpar os componentes, o aditivo restaura a potência e permite o melhor aproveitamento da octanagem do combustível.

A Promax Bardahl conta com produtos de eficiência comprovada e tecnologia de ponta na linha de aditivos para combustível. O Fuel Special Cleaner 6 em 1 é o único que faz uma descarbonizarão total no sistema e ainda passa no teste de atrito com a máquina Timken, que demonstra a capacidade da resistência desta película lubrificante. Trata-se de um aditivo poderoso e completo, ideal para todos motores a gasolina, etanol e suas misturas

Tem aplicação simples, feita diretamente no tanque, e é recomendado também para carros novos, que estão no período da revisão. Entre os principais benefícios ao motor dos veículos, o Fuel Special Cleaner 6 em 1 atua para restaurar a potência; eliminar falhas; lubrificar e inibir corrosão; redução de poluentes; economia de combustível e redução de atrito (exclusiva película Bardahl).

Entenda a mudança da gasolina e a utilização do aditivo