Ao trocar o óleo do motor aproveite para checar 10 itens.

Confira as dicas do Departamento Técnico de Engenharia e Lubrificação da Promax Bardahl.
84

Manter o bom funcionamento e a segurança do veículo exigem cuidados que são, ao mesmo tempo, básicos e constantes. Todo motorista deve solicitar ao mecânico ou técnico do centro automotivo ou posto de gasolina que verifique, durante a troca de óleo, itens como filtros, palhetas, fluidos e pressão dos pneus. O Departamento Técnico de Engenharia e Lubrificação da Promax Bardahl lista 10 pontos fundamentais para ficar atento no momento desse serviço.

1 – Óleo de motor – assim como o sangue em nossas veias, o óleo deve fluir muito bem pelo motor. O período de troca e a verificação do nível são itens básicos a serem monitorados ao menos uma vez por semana. Não perca a etiqueta com a identificação do último serviço, ela é a referência para a próxima troca.

2 – Filtro de óleo – o óleo do motor é como o sangue, não pode circular sujo. Ele deverá ser trocado sempre que substituir o lubrificante.

3 – Filtro de combustível – tão importante quanto o filtro de óleo é a avaliação e substituição (se necessário) desse item. A vida útil da bomba de combustível depende do filtro e não trocá-lo pode tornar mais caro o “molho do que o peixe”. Geralmente na etiqueta de troca de óleo consta o período de troca.

4 – Filtro de ar – é por onde o motor respira. É muito importante avaliar a necessidade de troca para não comprometer a vida útil do motor. Alguns sugerem apenas a limpeza com ar comprimido, mas isso não é o adequado.

Leia também:

👉 Como economizar na manutenção do seu carro novo
👉 5 dicas de manutenção preventiva;
👉 Como preparar seu carro para viajar;

👉 Você sabe como cuidar bem da sua moto?;
👉 Escolha o tipo certo de óleo para seu veículo.

5 – Filtro de cabine (ar-condicionado) – o ar limpo e puro que você respira, dentro do carro, depende totalmente dele. Faça inspeção e a troca sempre que necessário.  Existe produto adequado para higienização. Faça a limpeza do sistema de ar-condicionado com Bardahl Clean Plus.

6 – Transmissão e Diferencial (se houver) – poucos dão importância para o óleo de transmissão e diferencial. Além de checar o nível, peça para verificar se há vazamentos. Caso o nível esteja abaixo do recomendado, complete com Bardahl G-A na proporção adequada (até 10%).

7 – Fluido de direção hidráulica – a cor vermelha diz muito sobre o fluido, facilita a identificação de vazamentos. Quanto mais escuro, é um alerta de que passou da hora de trocar. Se o nível estiver abaixo do mínimo, complete com Bardahl Maxlub ATF.

8 – Fluido de freio – Checar o nível do fluido é o mínimo para garantir a segurança. A partir desse controle, em caso de necessidade, complete o nível e fique atento ao período da troca.

9 – Palheta e líquido do limpador de para-brisa – a borracha do limpador resseca e você só percebe quando mais precisa, ou seja, quando chove. A troca preventiva evita riscos de acidente.  O uso frequente do Bardahl Limpa Vidros pode garantir maior durabilidade das palhetas.

10 – Pressão dos pneus – manter a pressão dos pneus conforme recomendação do fabricante, além de evitar o desgaste prematuro, garante a segurança durante a direção. Como não é possível prever quando o pneu vai furar, tenha sempre um plano B de Bardahl Veda Pneu no porta-malas.

Saiba mais clicando aqui!

Compartilhe:

Veja também

Óleo de câmbio automático

Qual o óleo ideal para o seu câmbio automático? Guia completo de produtos especializados

O melhor óleo para câmbio automático é aquele que segue as especificações do fabricante, garantindo trocas suaves, controle térmico e proteção contra desgaste. A Bardahl oferece lubrificantes sintéticos para transmissões AT e CVT, que preservam o desempenho e prolongam a vida útil do câmbio.
Óleo 0W-20

Óleo 0W-20: tecnologia para motores modernos e eficiência máxima

O óleo 0W-20 oferece alta eficiência, proteção superior e economia de combustível, ideal para motores modernos. O Maxtec Fuel Economy 0W-20 da Bardahl reduz atrito, protege motores GDI/TGDI contra LSPI e garante desempenho estável em qualquer temperatura.
Óleo de transmissão automática

Óleo de transmissão automática: riscos de não trocar e como prolongar a vida útil do câmbio

O óleo de transmissão automática garante trocas suaves, controle térmico e proteção dos componentes. Quando degradado, causa superaquecimento, desgaste e falhas no câmbio. Trocar no período correto e usar o lubrificante adequado é essencial para manter o desempenho e prolongar a vida útil da transmissão.
óleo 10W-40

Tudo sobre óleo 10W-40: quando usar e benefícios para o motor

O óleo 10W-40 garante proteção equilibrada em diferentes temperaturas, reduz desgaste e mantém o motor limpo. A Bardahl oferece versões sintéticas e semissintéticas de alta tecnologia, como o Maxtec Performance 10W-40, que melhora o desempenho, evita borra e protege motores modernos contra LSPI.

Mais lidas

Inscreva-se na nossa newsletter