A importância de aquecer o motor antes de sair.

Carro fumando
Motor fumando? Saiba o que é e como evitar.
1 de julho de 2022
Ao trocar o óleo do motor aproveite para checar 10 itens.
24 de agosto de 2022

Não saia de casa sem aquecer o motor do seu veículo.

230042-2_Materia-Blog_08-07_2560x1714px_v01

Rodar com o motor frio em curtas distâncias acarreta aumento no consumo de combustível e diminuição da vida útil do óleo lubrificante.

Você chega na academia, monta a barra com um monte de anilhas, separa os halteres “peso pesados” e parte direto para o treino, sem aquecimento. As chances de lesão são tão reais quanto o baixo rendimento nos exercícios. Com o motor do seu carro não é diferente.

Se você sair de casa pela manhã, virar a chave para dar a partida e sair direto para o trabalho, o motor será forçado a começar a trabalhar ainda frio. O resultado, óbvio, não é bom, especialmente nos dias frios do inverno.

Sem aquecimento prévio, a injeção eletrônica “entende” ser necessário mandar mais combustível para a câmara de combustão a fim de acelerar o aquecimento do motor. Isso acarreta o aumento da chamada mistura rica.

Esse excesso tem altas probabilidades de contaminar o lubrificante com o combustível, especialmente se o trajeto for curto (inferior a 8 km). Sem tempo de queimar todo o combustível, a sobra passa pela região de anéis e vai para o cárter, onde compromete o óleo.

Essa contaminação reduz a vida útil do lubrificante. E esse não é o único problema. Rodar com o motor frio também aumenta o consumo de combustível.

A solução é simples. Assim como na academia, aquecer o corpo garante segurança e rendimento. Com o motor, a lógica é a mesma.

Leia também:

👉 A importância de cuidar bem do motor do seu carro flex.
👉 Power Racing, desenvolvido para motores de alta performance.
👉 Você sabe como fazer a descarbonização do motor?

Se você é do tipo apressadinho, pare e pense. Gastar 2 ou 3 minutos com o motor em funcionamento antes de engatar a primeira marcha vale a pena e não vai atrasar o seu dia. Aproveite para acomodar os pertences, afivelar o cinto, ajustar o retrovisor e o banco, ligar o rádio ou conectar seu smartphone.

Outro ponto importante é como se comportar ao final de trajetos curtos. Se você mora perto do trabalho e não roda mais que 8 km, não desligue o carro imediatamente. Assim como no momento da partida, aguarde entre 2 e 3 minutos. Esse tempo contribui para que todo o combustível seja queimado e, consequentemente, diminuirá a contaminação do óleo.

Essas medidas valem tanto para o início do dia, durante a ida ao trabalho, como no final da tarde, no retorno para casa.

Motor que trabalha na temperatura correta gasta menos e rende mais. Seu bolso vai agradecer.

Além de tomar as medidas corretas para garantir o bom funcionamento do seu veículo, usar produtos de qualidade fazem a diferença. A Promax Bardahl possui uma linha completa de produtos automotivos reconhecidos pelo mercado.

Saiba mais clicando aqui!