Dirigir na banguela não economiza combustível

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Entenda os riscos de rodar com um veículo precisando de manutenção e porque o bom funcionamento fazem a diferença

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Além disso, conduzir o veículo em ponto morto na descida traz riscos à segurança do condutor e do veículo.

“Eu sei
Tô correndo ao encontro dela
Coração tá disparado
Mas eu ando com cuidado
Não me arrisco na banguela”

A letra da canção “Caminhoneiro”, de Roberto Carlos mostra que o cantor chamado rei da música brasileira, realmente sabe das coisas e dá um importante recado não somente para os caminhoneiros, mas para todos os motoristas.

Rodar com o veículo desengatado – ou na banguela, como é popularmente conhecido – não economiza combustível. É um mito que traz efeitos contrários. Ou seja, colocar o câmbio em ponto morto em uma descida aumenta o consumo.

INJEÇÃO ELETRÔNICA
Isso porque, quando o veículo entra em ponto morto, o sistema de injeção eletrônica entende que está em marcha lenta, ou seja, não está diretamente acoplado ao câmbio, mas ainda funcionando. O resultado é que mais combustível acaba sendo injetado e o consumo aumenta mesmo sem aceleração.

Por outro lado, com o carro engrenado e sem pisar no acelerador, a injeção eletrônica utiliza uma estratégia de redução e até o desligamento de alguns injetores de combustível. Isso porque a força do giro das rodas movimenta o eixo e a caixa de câmbio, chegando até o motor, que passa a funcionar somente pelo embalo do veículo, dispensando a injeção de combustível. Isso é conhecido como sistema Cut Off.

É PIOR DO QUE PARECE
Além de não economizar combustível, jogar o carro na banguela traz uma série de riscos. O principal deles envolve os freios. Rodar desengatado em descidas exige mais do sistema de freios pode aguentar e esse superaquecimento pode acarretar aumento de desgaste. Correia dentada, virabrequim e caixa de câmbio também podem sofrer com os impactos durante os engates e até quebrar a longo prazo.

Ainda existe um risco extra para os proprietários de veículos automáticos. Para estes, a ordem é nunca colocar a marcha em N (neutro) em uma descida. Rodar em ponto morto pode até estourar o câmbio automático por falta de lubrificação, o que ocorre com o corte da ligação do motor com o câmbio.

USE O FREIO DO MOTOR
A decisão correta é descer com o carro engrenado. Usar o freio motor não somente traz mais segurança e economia de combustível como aumenta a vida útil do sistema de freios.

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BANGUELA É ILEGAL
E tem mais, descer na banguela é ilegal. Rodar em ponto morto é proibido pelo artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro. O texto do CTB aponta que transitar com o veículo desligado ou desengrenado em declive é infração média, com multa e quatro pontos na CNH.

CULPA DO CARBURADOR
A lenda urbana sobre economia de combustível na banguela nasceu de uma verdade. Até a década de 1990, os carros eram equipados com carburador, peça responsável por fazer a mistura de ar e combustível que alimentava o motor. Por isso, deixar o câmbio em ponto morto numa descida fazia com que o motor trabalhasse em marcha lenta e, consequentemente, o consumo de combustível era menor. A chegada da tecnologia de injeção eletrônica inverteu essa regra.
Resumindo, siga o conselho do Roberto Carlos e jamais se arrisque na banguela.