Já ouviu falar em carros híbridos? Veja como funcionam.

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motor hibrido

Saiba quais os tipos de carros híbridos disponíveis no mercado brasileiro e entenda como funciona a união de motores a gasolina e/ou etanol com o movido a eletricidade.

Saiba quais os tipos de carros híbridos disponíveis no mercado brasileiro e entenda como funciona a união de motores a gasolina e/ou etanol com o movido a eletricidade.

Já ouviu falar em carros híbridos? Veja como funcionam.

De acordo com o dicionário, híbrido significa o resultado do cruzamento entre duas espécies diferentes. Na indústria automotiva, híbrido é o carro que combina dois motores, um a combustão e outro elétrico.

Os motores dos carros híbridos são complementares, ou seja, um deles funciona utilizando gasolina ou etanol, enquanto o outro é movido por eletricidade.

A pergunta que fica é, qual a vantagem em utilizar dois motores distintos em um veículo?

A resposta é simples: aproveitar o que cada um tem de melhor a oferecer em termos de eficiência e economia. Além disso, em termos de mercado, os modelos híbridos têm preços mais acessíveis que os exclusivamente elétricos.

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Existem três tipos diferentes de híbridos.

1 – Carro híbrido com funcionamento em série

Nesses modelos, o motor a etanol e/ou gasolina tem a função de carregar as baterias e que colocam o motor elétrico para funcionar e gerar a potência para movimentar o veículo.

Também existem os híbridos plug-in, nos quais o carregamento da bateria é feito diretamente na tomada, como nos modelos 100% elétricos.

2 –Carro híbrido com funcionamento em paralelo

Nesses modelos, os dois motores trabalham simultaneamente ou, como o nome indica, de forma paralela. O habitual é que o motor a combustão movimente o eixo traseiro e o elétrico fique encarregado do dianteiro.

3 – Carro híbrido com funcionamento misto

Esses modelos são os mais comuns encontrados no mercado brasileiro e contam com um computador interno, que calcula qual motor deve ser colocado em funcionamento de acordo com a necessidade daquele momento, alternando entre o elétrico e combustão, levando em consideração fatores como eficiência e consumo.

Além de econômicos, os híbridos seguem a linha ecologicamente correta. Em comparação aos propulsores à combustão, emitem menos CO2 e outros gases causadores do efeito estufa.

Quando pensamos em manutenção preventiva, fica a dúvida sobre troca de óleo em carros híbridos. Nesse caso, os lubrificantes sintéticos de baixa viscosidade representam a melhor alternativa para o funcionamento do motor a combustão. Para o elétrico, é preciso usar graxa compatível com materiais não metálicos e que seja capaz de lubrificar os rolamentos. Também é imprescindível escolher fluidos para o sistema de arrefecimento (aditivos tipo coolant) de qualidade, a fim de evitar superaquecimento do sistema.

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