Feriado: veja dicas valiosas de manutenção do veículo!

Conheça o lubrificante ideal para sua Picape e SUV.
Conheça o lubrificante ideal para sua Picape e SUV.
1 de abril de 2022
Carro turbinado.
Carro turbinado: cuidados para cuidar bem do motor.
9 de abril de 2022

Antes de pegar a estrada, verifique se o carro está em perfeitas condições. Do estado de pneus ao para-brisas, passando por óleos, filtros e freios, prevenir é sempre melhor que remediar.

Feriado: veja dicas valiosas de manutenção do veículo!

Feriadão chegando, você contando as horas para sair do trabalho e pegar a estrada para aproveitar os merecidos dias de folga. Já separou as roupas, tirou a mala de cima do armário, passou no mercado e comprou os “comes e bebes”. Tudo pronto, certo?

Errado!

E o carro, lembrou dele?

Pegar estrada sem fazer uma revisão é arriscar transformar alegria e sossego em tristeza e trabalho extra no conserto do veículo.

Mas, fique tranquilo, vamos apresentar um check list para garantir uma rodagem tranquila e segura tanto na ida como na volta do feriado. Basta seguir essas dicas para uma boa manutenção preventiva.

Antes de listar os itens fundamentais de revisão preventiva, importante falar sobre onde fazer. Conte sempre com a orientação de um profissional especializado na concessionária ou oficina especializada.

1 – PNEUS E RODAS

Cheque os pneus e também as rodas. Confira periodicamente a calibragem e a profundidade dos sulcos da banda de rodagem dos pneus, certificando que ainda estejam na espessura mínima de segurança. Todo pneu possui o indicador de desgaste, ou TWI (Tread Wear Indicator), localizado no fundo dos sulcos da banda de rodagem. Viajar com pneu careca é um risco à segurança e pode gerar multa.

Calibre os pneus ainda frios e com a pressão recomendada no manual do fabricante. Em alguns modelos de veículos, as informações de pressão dos pneus também podem ser encontradas na tampa do bocal de abastecimento ou na carroceria, próximo da porta do lado do motorista. E não se esqueça de ter um estepe prontinho para uso!
Na hora de olhar as rodas, uma visita ao borracheiro é uma boa opção. Veja se as rodas de ferro não estão amassadas ou se há quebras ou trincas, caso sejam de liga leve.

2 – ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO

De nada adianta checar os pneus e ignorar o alinhamento e balanceamento do carro. Volante puxando para um lado ou vibrando e o desgaste desigual dos pneus são as principais consequências pela ausência desse serviço. Aproveite e verifique também os terminais da direção e os pivôs da suspensão, quanto à possíveis folgas.

3 – FREIOS

Leve o carro até uma oficina de confiança e verifique o nível do fluido de freio e se não há vazamento. Atente-se ao período de troca do fluido, pois a recomendação é trocá-lo a cada dois anos ou de acordo com a especificação que consta no manual do fabricante.
Solicite uma atenção especial na verificação da espessura dos discos e pastilhas, independentemente se você estiver ouvindo ruídos ao frear, trepidações ou o pedal duro.

4 – ÓLEO DO MOTOR

Observar o nível e o prazo de troca do lubrificante do motor é tão importante quanto básico. Normalmente, a indicação do fabricante é fazer a troca a cada seis meses ou 10 mil quilômetros, mas antes de pegar estrada vale checar. Não se esqueça de utilizar produtos de qualidade comprovada e dentro das especificações recomendadas no manual.

5 – FLUIDOS E FILTROS

Fluidos de transmissão, direção hidráulica e embreagem também devem ser conferidos pelo mecânico, juntamente com os filtros de ar, de ar-condicionado e de combustível.

6 – PARA-BRISAS E LANTERNAS

É preciso estar preparado para a chuva na estrada. Verifique o estado das palhetas do para-brisa e do vidro traseiro, que podem estar ressecadas. Se não estiver deslizando bem no vidro a visão será comprometida.
Cheque o nível do reservatório de água do sistema de limpeza do para-brisa.
Faróis, lanternas e setas precisam funcionar corretamente para garantir segurança e evitar multas. Um teste simples aponta se há algum funcionamento irregular ou lâmpadas queimadas.
Além disso, podem indicar algum problema no sistema elétrico ou na bateria.

Leia também:

👉 Não esquente a cabeça, nem o motor
👉 Como preparar o seu carro para viajar
👉 Economize utilizando a viscosidade correta do óleo

7 – LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO

Manter o líquido de arrefecimento no nível adequado e na concentração correta evita o superaquecimento do motor. Veja se a “água do radiador” está entre as marcações de mínimo e máximo do reservatório. Se for necessário, complete ou faça uma troca completa com produtos de qualidade e indicados no manual do proprietário.

8 – ITENS DE EMERGÊNCIA

Triângulo, macaco, chave de roda e outras ferramentas precisam estar em boas condições de uso e guardados de forma correta no veículo para serem utilizadas em casos de emergência.

Agora que ficou claro a importância de uma completa revisão preventiva, importante ressaltar a necessidade de utilizar produtos de alta qualidade. A Promax Bardahl conta com linhas de diferentes produtos que ajudam a garantir o bom funcionamento do seu carro. Seja com óleos lubrificantes e aditivos ou líquidos de arrefecimento, entre outros itens, a empresa mais tradicional do país no segmento investe em tecnologia para oferecer segurança aos motoristas do Brasil!